Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública e meio ambiente

O Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente iniciou suas atividades em 2006 e tem seus cursos credenciados pela Capes. Saiba mais

Destaque

Trabalhos de mestrado serão apresentados na ENSP em 25 de março

No dia 25 de março, duas dissertações de mestrado acadêmico serão apresentadas na ENSP, uma do programa de Saúde Pública e outra no de Saúde Pública e Meio Ambiente. Confira os temas, alunos, orientadores e bancas.

Ceensp debaterá medicamentos para doenças raras (alteração de local)

O Centro de Estudos da ENSP de 25/3 terá como tema Medicamentos para doenças raras, eficiência econômica versus equidade social. São consideradas raras doenças crônicas sérias, degenerativas e que normalmente colocam a vida em risco; doenças incapacitantes, que comprometem a qualidade de vida devido à falta de autonomia; doenças em que o nível de dor e de sofrimento do indivíduo e da sua família é elevado; e doenças para as quais não existe uma cura efetiva, mas os sintomas podem ser tratados para melhorar a qualidade de vida e a esperança de vida. A atividade será coordenada pelo pesquisador da ENSP Claudio Cordovil que recentemente assinou artigo sobre o assunto. Marcado para 13h30, na sala 410 da Escola, o Ceensp contará com a participação dos professores da Faculdade de Medicina da Uerj Denizar Vianna e Fernando Aith e da representante do Instituto Canguru Marlene Sturm. O encontro é aberto a todos os interessados e não necessita inscrição prévia. 

Primeiro Ceensp de 2015 debaterá a crise no abastecimento de água

A falta de água em algumas regiões brasileiras é um problema real e antigo, o nordeste do país, por exemplo, sofre com ela há muitos anos. Atualmente, a crise hídrica vem assombrando também a região sudeste do país. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três estados mais atingidos pela crise no abastecimento de água. Em São Paulo, a situação é ainda pior, desde que o nível do Sistema Cantareira - que abastece cerca de 6,5 milhões de pessoas na capital - começou a baixar gradativamente. Mas será que a crise no abastecimento de água é um problema ambiental ou de gestão? Para entender a questão, o primeiro Centro de Estudos da ENSP em 2015 debaterá a crise no abastecimento de água. A atividade está marcada para o dia 4 de março, a partir das 13h30, no salão Internacional da Escola e é aberta a todos os interessados.

Impacto da evolução clínica do câncer de mama é tema de mestrado

No dia 27 de fevereiro, apresentação da dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente, Polimorfismos do Gene VEGFA: avaliação de impacto sobre a evolução clínica do câncer de mama, por Hayra de Andrade Vieira Monteiro, na sala 413 da ENSP, a partir das 13h30.

Documentos

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.