Ministério da Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Pós-Graduação em saúde pública e meio ambiente

O Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente iniciou suas atividades em 2006 e tem seus cursos credenciados pela Capes. Saiba mais

Destaque

Inscrições abertas para 2ª entrada do doutorado 2015

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para 2ª entrada dos candidatos ao Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Saúde PúblicaSaúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública (Seleção 2015) da ENSP. A chamada ficará aberta até o dia 12 de maio. Os interessados deverão, obrigatoriamente, indicar o nome do orientador pretendido e encaminhar, via Correios (exclusivamente por meio de Sedex), os documentos exigidos para o Serviço de Gestão Acadêmica da ENSP. As inscrições para a 2ª entrada no doutorado devem ser feitas na Plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz.

Dissertações de mestrado serão apresentadas na ENSP em 28 de abril

No dia 28 de abril, duas dissertações de mestrado, uma acadêmica no programa de Saúde Pública e Meio Ambiente e outra profissional, no programa de Saúde Pública, serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.

Queimada de cana provoca asma em escolares de Campos (RJ)

"Populações mais vulneráveis socioeconomicamente estão localizadas em setores censitários que estão sob maior influência dos focos de queimadas e apresentam maior número de escolares com sintomas de asma grave." O resultado foi extraído da dissertação de mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela ENSP da aluna Keila Valente de Souza, que analisou o impacto das queimadas de cana-de-açúcar na prevalência dos sintomas da doença no município de Campos dos Goytacazes (RJ), destacado atualmente pela representativa produção de petróleo. A pesquisa foi realizada sob a orientação do pesquisador Hermano Albuquerque de Castro, atual diretor da ENSP.

Especialista fala sobre impacto na saúde em grandes empreendimentos

A Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) é uma metodologia que engloba a identificação, predição e avaliação das esperadas mudanças nos riscos na saúde (podendo ser tanto negativas como positivas, individual ou coletivas), causadas por uma política, um programa, um plano ou projetos de desenvolvimento em uma população definida. A AIS tem sido recomendada como uma ferramenta para estimar como as políticas, programas, projetos e demais empreendimentos possam ter impacto sobre a saúde pública e sobre as desigualdades na saúde. Através de uma parceria entre os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente, a Escola vai receber, na terça-feira, 14 de abril, o professor Mirko Winkler, do Instituto de Medicina Tropical e Saúde Pública da Suíça para a palestra Avaliação de Impacto à Saúde em grandes empreendimentos em países tropicais. A atividade, em português, está marcada para 14 horas, no salão internacional, e é aberta a todos os interessados.

Documentos

Copyright 2006 ENSP/FIOCRUZ. Todos os direitos reservados.