Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Gestão e Tecnologias do Saneamento

Sistema de Avaliação

A forma de abordagem de cada Unidade de Aprendizagem corresponde aos métodos educacionais adotados por cada professor/a responsável. A coordenação do curso recomenda aos/às docentes que não seja utilizada como mecanismo principal de avaliação dos alunos a prova. Dessa forma, cada um/a poderá propor atividades de acordo com a percepção que desenvolve com relação ao desenvolvimento da turma. De uma forma geral, são utilizados como instrumentos de avaliação a redação de resenhas e relatórios de atividades; a preparação e apresentação de seminários; leitura e discussão de textos; exercícios teóricos. Mais comumente, a produção de relatórios de atividades corresponde às atividades externas, como as visitas técnicas a unidade de interesse.
A opção entre avaliações individuais e/ou em grupos é também prerrogativa de cada docente. Assim, determinados aspectos subjetivos como a participação nas discussões em sala de aula, a iniciativa na organização de atividades voltadas para um maior aprofundamento de questões apresentadas é também considerada na definição do conceito final de cada Unidade de Aprendizagem.
Em 2017 desenvolvemos a experiência de apoio pedagógico a um grupo de alunos que, ainda no processo seletivo para ingresso no curso, apresentavam maior dificuldade na elaboração de textos. Com isso, paralelamente às aulas regulares, esses alunos desenvolvem estudos sistemáticos sob a coordenação de uma professora-orientadora. Tais estudos são voltados para o estímulo à leitura, para a compreensão e produção de textos científicos. Nesse processo, o grupo não foi avaliado. Essa avaliação e o seu acompanhamento deram-se, a posteriori, com base no desenvolvimento que apresentarem nas Unidades de Aprendizagem. É considerada, por determinação do MEC, a frequência acima de 75% nas aulas como fator determinante para a aprovação.
A avaliação definitiva de cada discente corresponde à elaboração e à apresentação do TCC, conforme disposto nas Orientações para a Elaboração de TCC da ENSP.
Ao final de cada Unidade de Aprendizagem o corpo docente é também avaliado pelos alunos, através de formulário distribuído. Processo que tem se revelado fundamental para a auto avaliação do curso e, quando necessário, da sua reformulação.

Escolas de Governo em Saúde - Pós Graduação Lato--ensu

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