Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Gestão e Tecnologias do Saneamento

Concepção Pedagógica

A história do CEGTS remete, como assinalado no item anterior, às discussões ocorridas no DSSA no final de 2006, ocasião em que foi criada uma comissão responsável pela formulação de propostas para a reestruturação do CEESCA. Como resultados dos trabalhos da comissão foram apresentados os seguintes encaminhamentos: 1. Definição dos objetivos do curso; 2. Formulação de projeto político-pedagógico e/ou de eixos norteadores; 3. Ênfase na consolidação da interface entre os diferentes campos de conhecimentos que compõem o curso; 4. Abordagem sobre problemas contemporâneos relacionados às questões ambientais e ao saneamento; 5. Busca de diálogo com outros centros de produção de conhecimentos da Fiocruz; 6. Inserção de profissionais de outras instituições e/ou autônomos na estrutura do curso.
Assim, em 2014, quando o CEGTS se tornou o único curso de especialização oferecido pelo DSSA as propostas formuladas em 2006 foram consideradas no seu desenvolvimento. Nesse sentido, buscou-se o diálogo com pesquisadores/professores de outras unidades da Fiocruz, assim como com outros, de outras instituições ou, mesmo, sem vínculo institucional. Esse diálogo permitiu a aproximação de diferentes campos do conhecimento na busca de entendimento sobre problemas atuais relativos à saúde ambiental e ao saneamento. A partir desse diálogo os objetivos, geral e específicos do CEGTS puderam ser redefinidos e, assim, tornarem-se referências fundamentais para a construção do seu Projeto Político Pedagógico.
Portanto, o diálogo entre diferentes campos do conhecimento fundamenta o processo de formação de caráter interdisciplinar que, por sua vez, orienta o processo de ensino-aprendizagem, tanto nas salas de aula quanto nos espaços onde se dão as atividades práticas. Nas salas de aula do quarto andar da ENSP acontecem as aulas teóricas, enquanto as atividades práticas são realizadas em ambientes externos, inclusive, noutros municípios do estado do Rio de Janeiro, por ocasião das visitas técnicas a aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto e de água, reservas ambientais e a lugares onde são desenvolvidos projetos de saneamento ambiental.
Por outro lado, o processo de ensino-aprendizagem considera os alunos como sujeitos que possuem suas próprias histórias de vida e, portanto, trazem consigo seus próprios conhecimentos. Dessa forma, considera esses conhecimentos como potenciais motivadores para o estabelecimento de diálogos com os conteúdos das unidades de aprendizagem que integram a grade curricular do curso. Essas unidades de aprendizagem, por sua vez, correspondem a resultados de pesquisas teóricas e/ou empíricas realizadas, seja por professores-pesquisadores que integram o corpo docente ou por pesquisadores de outras instituições. Ou seja, de um modo geral, procuram manter-se atualizadas com relação às fontes de informações sobre os temas que abordam. Além disso, incluem as experiências de cada docente com a gestão na área do saneamento.

Escolas de Governo em Saúde - Pós Graduação Lato--ensu

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