Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Centro de Referência Professor Hélio Fraga

Rio, 17/07/2018

Laboratório

Laboratório de Bacteriologia da Tuberculose

O Laboratório de Referência Nacional para Tuberculose foi recentemente reformado e modernizado para o nível de segurança biológica 3, com um aprimorado processo de gestão de qualidade.

  • Realiza procedimentos laboratoriais de alta complexidade para complementação diagnóstica;
  • Coordena tecnicamente a Rede de Laboratórios de Tuberculose do país;
  • Padroniza técnicas empregadas pela Rede;
  • Avalia novos métodos laboratoriais para diagnóstico;
  • Realiza assessoria e visitas técnicas aos Laboratórios Centrais dos Estados da União (LACENs);
  • Promove capacitação de recursos humanos;
  • Disponibiliza relatórios técnicos e de gestão aos gestores nacionais.

Faz parte da rotina a realização de exames de baciloscopia e cultura de amostras clínicas do ambulatório de vigilância de tuberculose MDR do Centro de Referência. A identificação de espécie e o teste de sensibilidade, por meio de várias técnicas, são realizados a partir de culturas positivas enviadas pelos LACENs e outros laboratórios.

O laboratório possui um setor de Produção de Insumos que, desde 1990, faz a diluição da Tuberculina Bruta (50.000 UI), em PPD Rt-23 (2 UT), para distribuição em todo o Brasil, com controle de qualidade "in vitro" e "in vivo", através de ensaios clínicos necessários à liberação do produto para o consumo. O laboratório, em conjunto com o TECPAR, está desenvolvendo uma tuberculina nacional. O setor produz e fornece meios de cultura e alguns insumos para os LACENs, uma forma de assegurar a qualidade dos testes de sensibilidade ali realizados, como reserva estratégica e alternativa para situações de desabastecimento na rede.

Está capacitado para o desenvolvimento de diversos tipos de estudos e pesquisas. As linhas de pesquisa prioritárias, atualmente em andamento, são de novos métodos para o diagnóstico rápido da tuberculose, genotipagem molecular, estudos epidemiológicos e implantação do sequenciamento para auxílio na identificação de espécies micobacterianas e detecção rápida da resistência.

Laboratório de bacteriologia da tuberculose do Helio Fraga

Centro de Referência Professor Hélio Fraga
Estrada de Curicica nº 2000 - Jacarepaguá
Tel.: (21) 2448-6814 - Fax: (21) 3417-4017 - E-mail: crphf@ensp.fiocruz.br