Rio, 12/10/2024
TítuloSAÚDE E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DepartamentoDAPS - Departamento de Administração e Planejamento em Saúde
Descrição:Pressupostos Metodológicos Um primeiro aspecto a ser destacado no desenvolvimento da pesquisa aqui delineada é a opção por um enfoque integrador, o que implica, necessariamente, a adoção de uma metodologia capaz de dar conta, na medida do possível, dos eixos comuns aos cinco Cursos que serão desenvolvidos pela EAD/ENSP no âmbito da UAB: • Adoção da educação permanente como ferramenta político-pedagógica e gerencial. • Concepção do estudante dos Cursos EAD/UAB como protagonista do seu processo de formação e produção do conhecimento. • Uso de uma perspectiva crítica na abordagem de conteúdos e processos. • Definição de conteúdos pautada no cotidiano, traduzida na identificação de problemas do processo de trabalho, na análise dos problemas e no planejamento estratégico. • Processos de avaliação relacionados à intervenção em situações reais/concretas. • Concepção do tutor (tal como um professor) como um facilitador, mediador, com um processo de formação apoiado por Orientadores de Aprendizagem, por meio de listas, fóruns, encontros locais. • Articulação com os atores locais – tutor presencial e coordenador do Pólo – para a compreensão do território. Logo, o levantamento de informações assume dois diferentes focos a serem realizados pelos diferentes atores da pesquisa: 1) Tutores presenciais e coordenadores de pólo: COMPREENSÂO DO TERRITÒRIO PÓLO – levantamento da realidade do pólo relativa a articulação Educação Básica e Saúde e 2) Tutores a distância e Orientadores de aprendizagem: Levantamento das concepções oriundas do processo pedagógico, a partir da relação professor-aluno, tendo este último como informante-chave. Para o levantamento sobre o território, poderão ser usados instrumentos entrevistas, busca documental e/ou outros indicadores. Os levantamentos constituirão relatórios a serem enviados para os Pesquisadores componentes do Grupo de Pesquisa, o qual traçará planilhas de mapeamento sobre a realidade dos pólos envolvidos no Projeto. Já para o levantamento de concepções, visando garantir as especificidades de cada curso, poderão ser utilizados os seguintes estratégias: Situação problema e relato de prática, Relato individual, síntese dos subgrupos e plenárias e fóruns. Para a sistematização e análise, será utilizado o instrumento denominado PLANILHA DE REPERTÓRIO, na qual, espera-se, apresente os consensos e dissensos das comunidades de aprendizagem dos 5 cursos, sobre a interrelação Educação Básica e Saúde. O levantamento de termos e percepções acerca desta interrelação se dará a partir de duas questões fundamentais colocadas, para a comunidade de aprendizagem, por meio de fóruns virtuais e/ou momentos presenciais, dependendo das estratégias pedagógicas previstas por cada curso. Instrumentos e resultados esperados: A. Planilha de repertório – A planilha de repertório consiste na sistematização (classificação e ordenamento) das colocações e concepções da comunidade de aprendizagem acerca da questão primária colocada. Após o levantamento preliminar das concepções, propõe-se a intensa integração entre o orientador de pesquisa e os demais atores ligados aos cursos, de forma a possibilitar a constituição da planilha de repertório consolidada por curso. Caberá ao orientador de pesquisa e aos orientadores de aprendizagem de cada curso a interlocução com os tutores-pesquisadores, orientadores de aprendizagem, orientadores de pesquisa e coordenação de pesquisa e retorno (feed-back) para o corpo de tutores-pesquisadores, após o qual passar-se-á para a fase seguinte: B. Planilha de repertório consolidada por curso - refere-se ao consolidado de termos que cada orientador de pesquisa elaborará junto com os orientadores de aprendizagem a partir das planilhas enviadas pelos tutores. C. Planilha de repertório consolidada geral - refere-se ao consolidado de todos os cursos. Será da responsabilidade do orientadores de pesquisa juntamente com a coordenação. Os resultados desta planilha servirão como subsídeo para a elaboração da segunda questão básica a ser trabalhada junto com a comunidade de aprendizagem. D. Relatório final – a cargo de cada tutor-pesquisador, sera composto pela interpretação de cada tutor sobre a percepção dos alunos acerca da relação saúde – educação básica. E. Relatório final consolidado por curso - refere-se ao relatório consolidado que cada orientador de pesquisa elaborará junto com os orientadores de aprendizagem a partir dos relatórios enviados pelos tutores-pesquisadores. F. Relatório final da pesquisa - refere-se ao consolidado de todos os cursos. Espera-se, ao final, que possa-se obter o mapeamento do território pólo, alem do delineamento de concepções sobre a intersetorialidade. Embora propostas de intervenção não sejam exigidas, podem ser consideradas devido à natureza contextual da linha pedagógica adotada pelos cursos EAD/ENSP – Fiocruz.
Grupo de pesquisa
Linha de pesquisaPOLÍTICA E GESTÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (CT&I) EM SAÚDE
programa de pós graduação
CoordenadorELOMAR CHRISTINA VIEIRA CASTILHO BARILLI
Subárea de Conhecimento4.06.02.00-1
Ano do início2009 Ano previsto do fim2011
Paticipantes Internos
Paticipantes Externos
Paticipantes Alunos
Paticipantes Bolsistas
DAPS - Departamento de Administração e Planejamento em Saúde
Departamento de Administração e Planejamento em Saúde
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