Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

DAPS - Departamento de Administração e Planejamento em Saúde

Rio, 02/05/2024

Projetos de Pesquisa

TítuloESTUDO DA FACTIBILIDADE DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE LOCAL, FORMULADAS PELOS ALUNOS DO “MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE”

DepartamentoDAPS - Departamento de Administração e Planejamento em Saúde

Descrição:Objetivos / Hipóteses: O objetivo principal deste projeto é pesquisar a factibilidade da aplicação das medidas de intervenção na realidade local formuladas pelos alunos do “Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”, da ENSP, Turma 2008/2009, nas respectivas instituições de origem. Se busca avaliar se, e em que grau, o egresso do MP conseguiu implantar no seu local de trabalho a proposta de intervenção elaborada durante o MP, buscando-se informações que permitam comentar as dificuldades e facilidades apontadas pelos egressos no processo de implantação de seus projetos. Objetivos específicos: 1) Ouvir dos egressos comentários sobre eventuais mudanças, percebidas por eles próprios ou comunicadas por terceiros, na atuação de cada um deles na instituição de origem; 2) A partir da análise das falas dos egressos, construir um conjunto de medidas a serem incorporadas ao próprio MP, em turmas futuras, como forma de fornecer subsídios para uma melhor incorporação dos projetos de intervenção Material e métodos A pesquisa será qualitativa, aproximando-se do conceito de estudo de caso (Minayo, 2010), sem ter a proposta de sê-lo, já cada egresso irá comentar sobre sua realidade individual. Esta abordagem permite se captar as percepções individuais, inclusive na perspectiva das história de cada egresso durante e depois da realização do curso. Serão realizadas entrevistas para preenchimento, segundo modelo anexo (Anexo I), com a finalidade entender melhor se o projeto de intervenção de cada aluno pôde ou não, e em que medida, ser implementado. Como ponto de partida será utilizado o projeto de intervenção descrito na dissertação de cada um, atentando-se para que a proposta original poderia ou não ter sofrido modificações antes mesmo de ser implementada, por diversos fatores. O universo previsto é de 30 sujeitos, ou seja, todos os egressos do curso 2008/2009. Instrumentos de coleta de dados: O contato inicial será feito através de email e/ou telefone. A entrevista será individual, após a assinatura do TCLE, em local acordado com o egresso previamente, de maneira a garantir sigilo e privacidade. A mesma será gravada para posterior transcrição, ficando o acesso aos dados restrito aos pesquisadores responsáveis, que também deverão guardar todo o material pelo prazo de 5 anos após o término da mesma. A concordância em participar da pesquisa será ratificada pela assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) específico para esta pesquisa. Considerando que o desenho do estudo é de pesquisa de egressos, não se julga necessária a autorização de cada instituição, que já forneceram à ENSP, na ocasião da inscrição dos candidatos ao mestrado, as autorizações para a participação de cada candidato. Além disso, o objeto é o resultado do trabalho desenvolvido por cada um durante o curso, consolidado nas dissertações.

Grupo de pesquisaPROFISSÃO, TRABALHO E SAÚDE

Linha de pesquisaPROFISSÃO E GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

programa de pós graduação

CoordenadorSÉRGIO PACHECO DE OLIVEIRA

Subárea de Conhecimento4.06.00.00-9

Ano do início2011    Ano previsto do fim2017

Paticipantes Internos

  • Nenhum participante interno cadastrado

Paticipantes Externos

  • Nenhum participante externo cadastrado

Paticipantes Alunos

  • Nenhum participante aluno cadastrado

Paticipantes Bolsistas

  • Nenhum participante bolsista cadastrado

DAPS - Departamento de Administração e Planejamento em Saúde
Departamento de Administração e Planejamento em Saúde Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - 7ºandar – Manguinhos CEP: 21041-210 – Rio de Janeiro – RJ- Brasil
Tel.: (21) 2598-2595/2596/2772 - Fax: (21) 2290-0993 - E-mail: daps@ensp.fiocruz.br