O CLAVES é um departamento da ENSP/FIOCRUZ com o objetivo de investigar o impacto da violência sobre a saúde da população brasileira. Seu nome, Jorge Careli, é uma homenagem a um exemplar funcionário da Fiocruz, barbaramente assassinado pela polícia do Rio de Janeiro, confundido como criminoso.
Na Fiocruz trabalhamos de forma integrada com o Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz) para docência, pesquisa e orientação de alunos de mestrado e doutorado. Trabalhamos também integrados com o ICICT para construção do nosso Centro de Documentação presencial e virtual (Biblioteca virtual em “Violência e Saúde”). Atua, igualmente, intersetorialmente com os Ministérios de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e combate à fome, Secretaria de Direitos humanos, entre outras (órgãos estaduais, municipais e ONGs).
O Claves participa da pós-graduação em Saúde Pública (Ensp) através da área de concentração “Sociedade, Violência e Saúde”, que objetiva estudar o impacto da violência sobre a saúde da população. Sua importância está respaldada na relevância do tema para a saúde pública e pelo leque de consequências físicas, emocionais e sociais que provoca. A abordagem do tema pela subárea é feita através de metodologias quantitativas e qualitativas, requerendo uma perspectiva multidisciplinar.
Chefe de Departamento Dra. Kathie Njaine
Coordenação Científica: Dra. Maria Cecília de Souza Minayo