Busca do site
menu

Filosofia, psicanálise, economia: mesas redondam abordam ética médica sob diversos aspectos

ícone facebook
Publicado em:10/07/2015

Filosofia, psicanálise, economia: mesas redondam abordam ética médica sob diversos aspectosDurante o mês de junho, a ENSP promoveu três mesas redondas a partir do livro Medicina financeira: a ética estilhaçada. De autoria de Luiz Vianna Sobrinho, o texto foi escrito a partir de sua experiência clínica. A hipótese que surge no livro é a de que uma nova ética médica que tornou preponderante a partir da virada do século. Essa ética seria definida pela prevalência, na prática médica, dos objetivos de sucesso financeiro sobre a missão de aliviar o sofrimento dos pacientes. Múltiplos desdobramentos do tema apareceram ao longo das mesas redondas, que contaram com a participação de pesquisadores da Escola e de outras instituições. Confira melhor como foram as atividades.

No primeiro dia, Luis David Castiel, Fernando Telles e Marilene Castilho, ambos pesquisadores da ENSP, trouxeram contribuições para o debate abordando o tema a partir de conceitos da saúde pública, filosofia e psicanálise. Telles, por exemplo, identifica no abandono do modelo hipotético dedutivo, da prática do diagnóstico nascida com a anatomia patológica, uma das razões que levaram ao estilhaçamento da ética na medicina.

A segunda mesa redonda contou com a participação de a médica e doutora em saúde coletiva Maria de Fátima Andreazzi e Carlos Ocké-Reis, pesquisador  do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA. Ocké-Reis falou sobre o subsídio estatal dado às operadoras de planos de saúde, classificado por ele como indefensável.

A mesa redonda que encerrou o ciclo de debates teve participação da pesquisadora da URFJ Ligia Bahia, e de Ana Costa, presidente do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes). Ana Costa lembrou que muitos médicos, hoje, se tornaram donos de ações de empresas de saúde e passam parte de seu dia a acompanhar o sobe e desce das bolsas de valores, o que ela julgou ser sintomático com relação ao modelo de medicina que se pratica atualmente. Muitos outros temas surgiram ao longo das mesas redondas.

Você pode assistir a íntegra dos dois últimos encontros abaixo. (Não houve gravação no primeiro dia).

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Luiz Vianna Sobrinho (1/3)

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Maria de Fátima Siliansky Andreazzi (2/3)

A estruturação da ciência e do consumo na medicina: Carlos Ócke-Reis (3/3)

O Tyrannosaurus Health: Ligia Bahia (1/2)

O Tyrannosaurus Health: Ana Maria Costa (2/2)

 


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Filosofia, psicanálise, economia: mesas redondam abordam ética médica sob diversos aspectos