Busca do site
menu

ENSP promove Plenária de Doutores da Pós-Graduação em Saúde Pública

ícone facebook
Publicado em:30/07/2019
ENSP promove Plenária de Doutores da Pós-Graduação em Saúde Pública“Esse encontro tem uma importância fundamental na conjuntura atual, porque precisaremos refletir juntos e tomar algumas decisões para a sustentabilidade do programa”, afirmou a coordenadora da Pós-Graduação de Saúde Pública ENSP, Marly Marques da Cruz, na mesa de abertura da Plenária de Doutores do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública, em 1º/7, no salão internacional da ENSP. 
 
Com uma programação extensa, a plenária ocorreu das 8h30 às 17 horas e discutiu os rumos da educação no país, os cenários e as perspectivas no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, além de um balanço sobre as áreas de concentração, visando alcançar a sustentabilidade do Programa.  
 
Também estavam na mesa de abertura a Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado; o Vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG/ ENSP), Alex Molinaro; a coordenadora da Pós-graduação de Saúde Pública ENSP, Joviana Quintes Avanci e a representante do Fórum dos Estudantes da ENSP, Elizabeth Leite.  
 
De acordo com Cristiani Vieira Machado, a reflexão coletiva é essencial nesse contexto político. “É muito importante que pensemos juntos, fazendo um balanço dos nossos avanços, das nossas dificuldades, dos nossos desafios para os próximos anos à luz do cenário atual.” 
 
Segundo Alex Molinaro, o país e a instituição atravessam grandes dificuldades, o que nos obriga a refletir sobre os processos de trabalho, resistindo e avançando naquilo que for possível. 
 
Para Joviana Quintes Avanci, torna-se essencial estabelecer espaços de diálogos produtivos, que propiciem uma reflexão coletiva sobre a gestão nos próximos anos, além de implementar ações para fortalecer o programa. 
 
“O momento atual carrega demandas e angústias; desse modo, encaminho várias questões dos estudantes de pós-graduação para que avancemos juntos na discussão por uma educação com mais qualidade”, destacou representante do Fórum dos Estudantes da ENSP Elizabeth Leite. 
 
Confira aqui o vídeo com reflexões sobre a pós-graduação, no cenário atual, de Cristiani Vieira Machado, Marly Marques Cruz, Joviana Quintes Avanci e Elizabeth Leite e veja abaixo as outras mesas de discussão da Plenária de Doutores.
 
 
Cenários e Perspectivas da Pós-Graduação em Saúde Pública no Brasil  e  na Fiocruz – Cristiani Vieira Machado (Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz)
Moderador: Carlos Machado de Freitas (CESTEH/ENSP)
 
Prestação de Contas PROEX do Programa de Saúde Pública – Cristiani Vieira Machado (Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz)
Moderadora: Edinilsa Ramos de Souza (CLAVES/ENSP)
 
Programa de Pós-Graduação em Saúde  Pública  da  ENSP/Fiocruz: avanços  e  desafios no cenário atual – Marly Marques da Cruz e Joviana Quintes Avanci (Coordenação do PPGSP);
O movimento dos estudantes da pós-graduação em saúde pública da ENSP na atual conjuntura -–  Elizabeth Leite (Fórum dos estudantes da ENSP)
Moderadora: Vera Lúcia Luiza (DASF/ENSP)
 
Balanço sobre as Áreas de Concentração do Programa de Pós-Graduação de Saúde Pública da ENSP/Fiocruz:
- Sociedade, Violência e Saúde – Ana Elisa Bastos Figueiredo (CLAVES/ENSP)
- Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos – Raphael Mendonça Guimarães (EPJV)
- Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde – Margareth Crisostomo Portela (DAPS/ENSP)
Moderadora: Joviana Quintes Avanci (Coordenação do PPGSP)
 
Quais devem ser nossas estratégias de enfrentamento da situação atual visando a sustentabilidade do Programa?
Moderadora: Marly Marques da Cruz (Coordenação do PPGSP)
 

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Ensino

Nenhum comentário para: ENSP promove Plenária de Doutores da Pós-Graduação em Saúde Pública