Busca do site
menu

Perspectivas e rumos da pós em Saúde Pública são debatidas na ENSP

ícone facebook
Publicado em:05/07/2019
Perspectivas e rumos da pós em Saúde Pública são debatidas na ENSPUm dos maiores programas de saúde pública do país, o maior programa de saúde pública da área de saúde coletiva e o maior programa de pós-graduação da Fiocruz. Esse é o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, que reuniu seus doutores em uma plenária para tratar dos desafios e perspectivas dos próximos anos. O Informe ENSP conversou com a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, pesquisadora e docente da ENSP, Cristiani Vieira Machado, as coordenadoras do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, pesquisadoras e docentes da Escola, Marly Marques Cruz e Joviana Quintes Avanci, e ainda a representante do Fórum de Estudantes da ENSP, Elizabeth Leite. Confira o vídeo.
 
Segundo Cristiani, o cenário atual do país tem levantado preocupações para os programas de pós-graduação de uma maneira geral. “O contingenciamento de bolsas, cortes no orçamento e a crise econômica são fatores relevantes que devem ser levados em consideração no planejamento estratégico dos programas, e a plenária é uma oportunidade de discutir os desafios e perspectivas para os próximos anos”, disse ela. Cristiani destacou ainda a preocupação em atrair os jovens para a ciência, particularmente para a pós-graduação na grande área da saúde coletiva.
 
Marly Cruz também abordou a conjuntura desfavorável do país com as ameaças e cortes que a área da educação vem sofrendo. Entretanto, afirmou que a melhor maneira de enfrentar essa questão é trazer o debate para um espaço mais amplo e coletivo. Joviana complementou afirmando que a principal tônica da plenária foi pensar juntos as formas de fortalecer o programa. A representante do Fórum de Estudantes da ENSP, Elizabeth Leite comentou os rumos da pós-graduação na perspectiva dos alunos e a preocupação dos mesmo frente ao atual cenário da educação no país. 
 

 


Seções Relacionadas:
Ensino Entrevistas Pesquisa Vídeos

Nenhum comentário para: Perspectivas e rumos da pós em Saúde Pública são debatidas na ENSP