Confira vídeo em homenagem a Luiz Fernando Ferreira

Publicada em
 
 
 

ENSP publica vídeo em homenagem ao pesquisador da Escola e professor Emérito da Fiocruz, Luiz Fernando Ferreira, que faleceu em 22/10, aos 82 anos. Luiz Fernando tornou-se reconhecido internacionalmente pela criação da paleoparasitologia, ciência que estuda a presença de parasitos em animais extintos e múmias pré-colombianas. O vídeo foi produzido pela equipe de comunicação da ENSP. 
 
 
 
Nascido no Rio de Janeiro em 23 de setembro de 1936, Luiz Fernando formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, em 1962. Concluiu o doutorado na mesma universidade e, em 1966, ingressou como professor Titular da Disciplina de Parasitologia na recém-criada Fundação Escola de Saúde Pública, a convite do então diretor Edmar da Terra Blois. Ali, fundou o Departamento de Ciências Biológicas (DCB).
 
Em 1978, motivado pelo questionamento acerca da autoctonicidade da esquistossomose mansônica no Brasil, resolveu fazer investigações do parasito em fezes humanas preservadas (coprólitos) oriundas de diversos sítios arqueológicos brasileiros. Criava, assim, a Paleoparasitologia. 
 
Foi diretor da ENSP no biênio 1978/1979. Na Fiocruz, ocupou consecutivamente as vice-presidências de Recursos Humanos e de Ensino na gestão de Sergio Arouca (1985/90), contribuindo de forma decisiva para a criação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. No período de março a junho de 1990, assumiu interinamente a Presidência da Instituição.
 
No ano de 2004 foi diplomado Pesquisador Emérito da Fiocruz e, em 2005, tomou posse como Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina.
 
Em 2006, foi premiado pela Opas com o Troféu Gente que Faz Saúde, concedido a profissionais pela incontestável contribuição para o desenvolvimento da saúde em diversas áreas de atuação.
 
Em 2012 venceu o 54º Prêmio Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio de livros no Brasil, na categoria Melhor Livro de Ciências Naturais, com a publicação Fundamentos da Paleoparasitologia, da Editora Fiocruz, em conjunto com Adauto Araújo e Karl Jan Reinhard, da Universidade de Nebraska. 
 
Em 2016, por ocasião dos 80 anos do pesquisador, a ENSP promoveu mostra fotográfica sobre parte de sua trajetória, além da exibição do documentário Fé Eterna na Ciência, baseado em sua vida. 

 

 

“É muito confortável também você pensar que depois de morto vai para o céu, do que pensar que tudo acaba. A ciência responde como, e a fé, a religião, explicam o porquê!”, disse durante o documentário Fé Eterna na Ciência foi produzido e dirigido pela pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Stella Oswaldo Cruz Penido.
 

Nenhum comentário para "Confira vídeo em homenagem a Luiz Fernando Ferreira"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.