Busca do site
menu

Vereador David Miranda debate na ENSP o documentário 'Citizenfour'

ícone facebook
Publicado em:25/09/2017
Vereador David Miranda debate na ENSP o documentário 'Citizenfour'Democracia e Saúde foi o tema que norteou os eventos de comemoração dos 63 anos da ENSP, e a internet, uma questão pouco explorada pela Saúde Pública e extremamente relacionada à democracia, também fez parte dos debates. Coordenado pelo professor André Pereira Neto, no dia 5/9, foi debatido o documentário 'Citizenfour', que trata do escândalo de espionagem internacional pela agência de segurança americana NSA, inclusive do Brasil, e como se deram os encontros com Edward Snowden antes e depois de sua identidade ser revelada ao público. Snowden é um analista de sistemas conhecido por revelar detalhes dos programas de vigilância do governo dos Estados Unidos, que enviou e-mails com mensagens criptografadas sobre o programa de vigilância ilegal da NSA à cineasta Laura Poitras e ao repórter Glenn Greewald. Eles foram à Hong Kong conhecer o remetente e produziram o documentário ganhador do Oscar em 2015. Esteve presente ao debate na ENSP o vereador carioca David Miranda, que coordenou a campanha pelo asilo à Edward Snowden no Brasil, e trabalhou ativamente junto ao seu marido Glenn Greenwald nas revelações dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos. Em 2013, David foi detido pelo governo britânico justamente pelo trabalho que realizou sobre a vigilância em massa.

Veja mais na seção 63 Anos ENSP.

David Miranda contou, na ENSP, ao público composto basicamente de estudantes do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), que nasceu e cresceu no Jacarezinho, Rio de Janeiro, foi limpador de carros e panfletista, entre outras ocupações, desde os 7 anos de idade, parou de estudar aos 13 e voltou aos 19, quando passou a se dedicar bastante. Após ter coordenado a campanha pelo asilo a Edward Snowden no Brasil, foi detido para interrogatório pelo governo britânico, em 2013, justamente pelo trabalho que realizou sobre a vigilância em massa de informações. Ativista LGBT e casado com Greenwald, filiou-se ao PSOL e foi eleito como o primeiro vereador LGBT na história da Câmara do Rio de Janeiro. “Desde o episódio Snowden, houve uma mudança na consciência global da população do quanto as informações na web são vigiadas”, observou.
 
O Governo dos Estados Unidos acusou Snowden de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada. Em 1 de agosto de 2013, ele entrou em território russo, depois de ter recebido documentação que lhe concedeu asilo por um ano na Rússia. Em 18 de janeiro de 2017, a Rússia estendeu o asilo político à Snowden por mais dois anos. Desde as revelações de vigilância global da NSA, Snowden tem recebido ameaças de morte anônimas, feitas por agentes de várias organizações americanas incluindo o Pentágono e a NSA. 

Seções Relacionadas:
63 anos ENSP

Vereador David Miranda debate na ENSP o documentário 'Citizenfour'

1 comentários
JOSÉ FRANCISCO PEDRA MARTINS
27/09/2017 21:22
Meus entusiasmados cumprimentos ao Andre pela iniciativa de assunto de maxima importancia para o país !