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Informe ENSP começa a circular com layout reformulado

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Publicado em:01/10/2014

Informe ENSP começa a circular com layout reformuladoOs assinantes do boletim Informe ENSP recebem, nesta quarta-feira (1/10), a oitava versão do informativo, que conta com uma reorganização das informações e apresenta um layout mais arejado. As seções não foram alteradas, mas as notícias passam a privilegiar, ainda mais, o ensino, a pesquisa e as atividades de cooperação nacional e internacional, áreas de atuação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. A alteração foi necessária para que o novo informativo acompanhe o crescimento da ENSP, ampliando sua integração com as redes sociais, como Facebook e Twitter, e o canal de vídeos da instituição no YouTube.

Completando 16 anos em 2014, o Informe ENSP conta com quase quatro mil edições publicadas e 41 mil matérias divulgadas para um público de cerca de 15 mil assinantes, ultrapassando a marca de 5,4 milhões de acessos à sua página (dados monitorados desde 2010, com a implementação da ferramenta Google Analytics). Conta ainda com um acervo de quase 200 mil fotografias, entre originais e editadas, as quais compõem o amplo banco de imagem em saúde pública da Escola. Atualmente, o Informe é considerado o mais importante veículo de divulgação das atividades da ENSP.

Histórico do Informe ENSP

1998 foi o primeiro ano de edição do Informe Cedoc, que não contava ainda com um projeto gráfico. As notícias eram enviadas por e-mail, na forma de texto.

Em 1999, houve a primeira mudança no Informe, que já apresentava um projeto voltado para a web. A partir daquele momento, foi possível ao usuário acessar as notícias e navegar pelo seu conteúdo. Além disso, seções foram acrescentadas, e as notícias classificadas. Manteve-se, ainda, o Informe por e-mail com as principais manchetes do dia. O número de informações recebidas diariamente aumentou de forma expressiva, o que levou a uma nova reformulação.

No ano 2000, foi lançada a terceira versão do Informe Cedoc, que passou a se chamar Informe ENSP. Nesse modelo, o design, para garantir maior clareza ao leitor e facilidade na navegação, foi alterado. O número de seções diminuiu, e a procura pela divulgação de notícias pela rede cresceu bastante. Tornou-se imprescindível a construção de um banco de dados que armazenasse as notícias e um sistema de busca.

O novo Informe entrou em circulação em 2001. Passou a se chamar ENSP Notícias, e a principal mudança está no seu dinamismo. Foram feitas pequenas alterações nas seções e implantado um sistema de gerenciamento de notícias, com o aporte de um banco de dados. Nessa versão, o usuário enviava sua notícia por meio de um formulário on-line, e a busca de notícias era feita pela data de publicação, palavra-chave ou seção do Informe.

Contudo, a internet faz com que as mudanças sejam obrigatórias em velocidade cada vez maior. Nos últimos quatro anos, diversas pequenas alterações foram implementadas no projeto do ENSP Notícias, que culminou, em 2006, com um projeto totalmente novo. O sistema desenvolvido para a nova versão do boletim permitiu que todas as notícias fossem cadastradas uma única vez e publicadas em diferentes lugares: Informe, Intranet, Portal ENSP e EAD. Mudaram também as seções, o banco de dados e o sistema de buscas, que passaram a contar com uma busca avançada.

Em 2008, o Informe ENSP lançou um novo layout e as informações reorganizadas, trazendo mais imagens para o leitor e criando seis novas seções fixas, agregadas no menu à direita: Assistência, Pesquisa, Cursos, Cooperação SUS, Projetos Sociais e Cooperação Internacional, se juntando, dessa forma, às seções já tradicionais do boletim, tais como Divulgação Científica, Notícias da Fiocruz, Defesas da ENSP, Sessões Científicas, entre outras.

Após três anos, a Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP lançou a sétima versão do Informe ENSP em 14 de fevereiro de 2011. Na ocasião, as seções principais foram alteradas para garantir maior visibilidade às áreas que refletem a missão da ENSP e, ao mesmo tempo, facilitar a busca do material no Informe.

Agora, em 2014, a oitava versão chega para seguir com o objetivo de divulgar informações de saúde para a saúde no país.

Se houver alguma dúvida em relação ao funcionamento do novo Informe ENSP, qualquer usuário pode entrar em contato direto com a equipe do boletim por meio do e-mail informe@ensp.fiocruz.br ou pelo telefone (21) 2598-2995.

Redes sociais

A ENSP também está nas redes sociais. O fanpage da Escola no Facebook (https://www.facebook.com/fiocruz.ensp) conta com 34 mil curtidas. Já o Twitter (https://twitter.com/ensp), aberto em 2008, foi a maior rede social da ENSP e também possui um número expressivo de seguidores: aproximadamente oito mil assinantes. O canal de vídeos da ENSP no YouTube (http://www.youtube.com/enspcci) tem quase mil inscritos, 261 vídeos produzidos pelo Núcleo Audiovisual e cerca de 130 mil visitantes. Os números demonstram quanto esses meios geram visibilidade para esta renomada instituição pública federal.

A ENSP foi a primeira unidade da Fiocruz a marcar presença em redes sociais. Ao incorporar mais essa atividade à rotina da comunicação institucional, o objetivo inicial foi ampliar a visibilidade à produção científica e acadêmica da Escola, gerando mais tráfego para o Portal e o Informe ENSP, além de abrir um novo canal de informação e comunicação com o cidadão. A Coordenação de Comunicação Institucional é a responsável pela criação e manutenção dos espaços da Escola nas redes sociais.


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