Busca do site
menu

ENSP abre ano letivo debatendo papel da Saúde Coletiva

ícone facebook
Publicado em:25/03/2014

O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jairnilson Paim é o expositor convidado da abertura do ano letivo da ENSP em 2014. Com o tema Saúde Coletiva ou restauração da Saúde Pública?, Paim abordará o campo da saúde coletiva, enquanto movimento ideológico comprometido com a transformação social, apresentando possibilidades de articulação com novos paradigmas científicos capazes de abordar o objeto saúde-doença-cuidado respeitando sua historicidade e integralidade. A atividade está marcada para o dia 26 de março, às 14 horas, no auditório térreo da Escola e é aberta a todos os interessados.

Como parte das atividades de abertura do ano letivo da ENSP, a aula será antecedida por uma homenagem ao professor Miguel Murat Vasconcellos, pesquisador da ENSP falecido em 2009, que ocorrerá às 13h30 no Salão Internacional (4o. andar). Na ocasião, o Centro de Estudos passará a ser denominado Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcellos.


Saúde Pública x Saúde Coletiva

Saúde pública diz respeito ao diagnóstico e tratamento de doenças, e a tentativa de assegurar que o indivíduo tenha, dentro da comunidade, um padrão de vida que lhe assegure a manutenção da saúde. Já o conceito de saúde coletiva surgiu para designar os novos conteúdos e projeções da disciplina que resultou do movimento sanitarista latino-americano e da corrente da reforma sanitária no Brasil.

Quem é Jairnilson Paim

Jairnilson Silva Paim possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1972) e mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1975). Atualmente é professor de Política e Planificação em Saúde; coordenador de Grupo de Pesquisa em Planificação, Gestão e Avaliação em Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Política de Saúde, Planejamento em Saúde, Reforma Sanitária Brasileira, Sistema Único de Saúde, Recursos Humanos em Saúde, Modelos Assistenciais, Vigilância da Saúde, Análise da Situação de Saúde, Mortalidade Infantil, Violência e Saúde, Distribuição Espacial e Mortalidade por causas externas.

 

ENSP abre ano letivo debatendo papel da Saúde Coletiva

 



Nenhum comentário para: ENSP abre ano letivo debatendo papel da Saúde Coletiva