Busca do site
menu

Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP

ícone facebook
Publicado em:17/03/2014

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca vai prestar uma homenagem a um de seus pesquisadores já falecidos: Miguel Murat. No dia 26 de março, às 13h30, no salão internacional da ENSP, a Direção da Escola descerrará uma placa dando o nome do professor ao Ceensp, que passará a se chamar Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcellos. A homenagem é a forma encontrada pela instituição por conta da dedicação do pesquisador em fazer da Ciência e do Ensino espaços de defesa do direito universal à Saúde e ao Conhecimento.

Neste mesmo dia, às 14h30, no auditório térreo da Escola, ocorrerá a conferência de abertura do ano letivo da ENSP, com o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jairnilson Paim, que abordará o tema Saúde Coletiva ou restauração da Saúde Pública?.

Quem foi Miguel Murat Vasconcellos


Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSPO pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e então chefe do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS), Miguel Murat Vasconcellos, faleceu em 8 de maio de 2009, aos 58 anos.

Formado em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda, Miguel Murat Vasconcellos fez mestrado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Biomédica na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Era integrante do Grupo Técnico de Informação em Saúde da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). Seu campo de ação na área da Saúde Coletiva tinha como ênfase a Tecnologia de Informação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias de informação em saúde, planejamento e gestão de serviços de saúde, avaliação de serviços de saúde, tecnologias educacionais e educação a distância.

Durante sua trajetória profissional, passou pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Na ENSP/Fiocruz, coordenou o mestrado profissional de Gestão da Informação e Comunicação em Saúde, o curso de Especialização em Informação e Informática em Saúde e o curso, na modalidade a distância, de Processos de Gestão e Tecnologias de Informação em Saúde.

Miguel Murat Vasconcellos era casado com a também pesquisadora da ENSP/Fiocruz Ilara Hammerli Sozzi de Moraes e deixou quatro filhas.

Em setembro de 2009, durante a semana comemorativa do aniversário de 55 anos da ENSP, os pesquisadores do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP/Fiocruz), do qual Miguel fazia parte, fizeram uma homenagem a ele ao plantarem um ipê amarelo no jardim da entrada principal da Escola.

Sobre o Centro de Estudos

O Centro de Estudos da ENSP é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm a Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública.

O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado a circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

Em 2013, foram realizadas 17 sessões do Centro de Estudos em que se discutiram o uso da nova tecnologia GeneXpert e seu impacto na organização de serviços, a participação da indústria, do mercado e dos determinantes sociais no controle das doenças crônicas não transmissíveis, os modelos de gestão da atenção básica no RJ, a atuação da Escola no monitoramento de grandes empreendimentos, além de outros temas.

A atividade retorna em 2014 debatendo a Formação profissional em saúde no Brasil: impasses e perspectivas, no dia 20 de março, tendo como palestrantes o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o professor da UFBA Naomar de Almeida Filho, o professor da Uerj Ruben Araujo de Mattos e coordenação do diretor da Escola, Hermano Castro.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Centro de Estudos ganha nome de pesquisador da ENSP