Busca do site
menu

ENSP lança pedra fundamental do prédio de laboratórios

ícone facebook
Publicado em:09/04/2013

A Escola Nacional de Saúde Pública lança, na quarta-feira (10/3), às 10 horas, no auditório térreo, a pedra fundamental do seu Prédio de Laboratórios. A estrutura organizacional abrigará 23 laboratórios vinculados a 5 departamentos: o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF); o Departamento de Ciências Biológicas (DCB); o Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp); o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA); e o Departamento de Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs). Para o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a iniciativa honra o compromisso da atual gestão em colocar a dimensão laboratorial da ENSP compatível com a nova visão de saúde pública brasileira.

ENSP lança pedra fundamental do prédio de laboratórios

A assinatura do projeto ocorreu em outubro de 2012, em ato que reuniu o diretor da ENSP, a coordenadora dos Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais, Adriana Mangia, e a arquiteta da Dirac, Tereza Malveira. A construção será erguida no espaço do atual estacionamento do prédio Joaquim Alberto Cardoso de Mello, em uma área total de 7,9 mil metros quadrados. O novo prédio de laboratórios terá sete pavimentos. Suas características modulares permitem diferentes tipos de layout nos laboratórios e suas diretrizes sustentáveis, com relação à arquitetura e às instalações, resultarão em um edifício moderno e eficiente.

Iniciado há sete anos, o planejamento do novo prédio de laboratórios envolve diversos profissionais da instituição. A atualização do diagnóstico do parque laboratorial da Escola, realizada em 2009, pautada em requisitos da gestão da qualidade, da biossegurança e ambiental, assim como a realização da Oficina de Planejamento dos Laboratórios, em 2010, e a designação da Coordenação dos Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais da ENSP são consideradas relevantes iniciativas que incitaram o processo e permitiram subsidiar o Plano Diretor de Laboratórios da Escola.

“Estamos no limiar de uma etapa muito longa e trabalhosa para todos que foram chamados a fazer uma projeção sobre o futuro da conformação dos laboratórios e da política de laboratórios e ambulatórios para a Escola. Agora, com recursos assegurados e um longo trabalho de análise e compreensão dos processos efetuados pelos pesquisadores em seus laboratórios, podemos seguir e elaborar um projeto que atenda aos preceitos da biossegurança e às necessidades de uma política laboratorial mais moderna e racional daquela já existente na Escola”, afirmou Antônio Ivo na ocasião da assinatura.


Seções Relacionadas:
Pesquisa

ENSP lança pedra fundamental do prédio de laboratórios

2 comentários
ARMANDO DA SILVA CRUZ
08/04/2013 10:32
Gostaria de agradecer ao nosso Diretor Ivo e seus assessores diretos ainda da primeira gestão que perseveraram e não permitiram que este projeto encalhasse no hall das prioridades afeitas ao orçamento FIOCRUZ; demonstrando respeito, sensibilidade e coerência com todos que trabalham e trabalharão neste prédio de labor técnico e científico indispensável às pesquisas, ao ensino e aos serviços prestados pela ENSP. ARMANDO CRUZ - DCB - TÉCNICO DE LABORATÓRIO
ARMANDO DA SILVA CRUZ
06/04/2013 11:43
Tenho certeza de que o pensamento de Humberto Hohden: ?Há injustiças, mas, não há injustiçados?; se aplica a esta nova fase de consolidação da infra-estrutura da ENSP em relação aos seus laboratórios, e, principalmente, valoriza o ?perfil inovador? do nosso Diretor e Professor Emérito Luis Fernando Ferreira que, perseverou por décadas, lançando várias sementes na formatação especializada na pós-graduação com o suporte dos laboratórios que foram se materializando como ferramentas da ambiência maravilhosa e pedagógica da pesquisa com o ensino até culminar na necessidade desse projeto do parque de laboratórios. Assim foi também com o projeto embrionário da Escola Politécnica Joaquim Venâncio. Quiçá, o será também, no curso de formação acadêmica básica? ARMANDO CRUZ ? DCB ? TÉCNICO DE LABORATÓRIO.