Busca do site
menu

Laboratórios da ENSP ganham novo e moderno prédio

ícone facebook
Publicado em:09/10/2012

O parque laboratorial da ENSP finalmente vai se tornar realidade. O diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, a coordenadora dos Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais, Adriana Mangia, e a arquiteta da Dirac, Tereza Malveira, apresentaram, no dia 4 de outubro, o projeto do novo parque laboratorial da Escola. Ele será construído na área do estacionamento do prédio Joaquim Alberto Cardoso de Mello. As plantas do projeto – um moderno prédio de 7 andares que abrigará 12 laboratórios de 5 diferentes departamentos – já foram assinadas pelo diretor. A previsão para o início das obras é 2013. Segundo Antônio Ivo, a atual gestão da ENSP honra seu compromisso de colocar a dimensão laboratorial da Escola compatível com a nova visão da saúde pública brasileira, recuperando um espaço que há muito não recebia investimentos de acordo com suas reais necessidades, que é fruto de antigas reivindicações dos pesquisadores e profissionais dos laboratórios da Escola.

 

Laboratórios da ENSP ganham novo e moderno prédio“Estamos no limiar de uma etapa muito longa e trabalhosa para todos que foram chamados a fazer uma projeção sobre o futuro da conformação dos laboratórios e da política de laboratórios e ambulatórios para a Escola. Agora, com recursos assegurados e um longo trabalho de análise e compreensão dos processos efetuados pelos pesquisadores em seus laboratórios, podemos seguir e fazer um projeto que atenda aos preceitos da biossegurança e às necessidades de uma política laboratorial mais moderna e racional daquela já existente na Escola”, afirmou Antônio Ivo.

 

Conheça os laboratórios da ENSP

 

Um balanço do atual quadro laboratorial da Escola foi apresentado pela coordenadora dos Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais, Adriana Hamond Regua Mangia, no dia 4 de outubro, no salão internacional. Atualmente, a ENSP conta com 23 laboratórios/setores laboratoriais espalhados por 7 departamentos: Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), Departamento de Ciências Biológicas (DCB), Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) e Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs).

 

Os trabalhos desenvolvidos nesses laboratórios estão vinculados a 18 grupos de pesquisas do CNPq e atuam nas áreas de ensino, apoio diagnóstico, consultorias e assessorias, capacitação e treinamento técnico, sejam para outros departamentos da Escola, unidades da Fiocruz ou instituições de ensino e pesquisas espalhadas pelo país, além de realizarem cooperação técnico-científica nacional e internacional.

 

Laboratórios da ENSP ganham novo e moderno prédioAdriana Mangia lembrou que a atualização do diagnóstico do parque laboratorial da ENSP, baseado em requisitos da boa gestão da qualidade, da biossegurança e ambiental, teve início em 2008, com uma comissão técnica formada pelos pesquisadores Adauto Araújo, Ary Carvalho de Miranda e Ana Beatriz Moraes da Silva. Ao longo dos anos, foram cinco as versões desenvolvidas deste projeto até a conclusão de um documento que melhor compreendesse os trabalhos executados pelos pesquisadores e alunos, junto com uma relação de equipamentos utilizados. Dessa forma, foi possível a tomada de decisão para o projeto final do novo prédio de laboratórios.

 

Além de uma central de esterilização, salas de aulas práticas, salas de recebimento de amostras, algumas das linhas de pesquisa dos laboratórios implementados são: biologia molecular, paleoparasitologia, bacteriologia clínica, toxicologia ambiental, zoonoses, absorção atômica, micologia, epidemiologia molecular do câncer, entre outras.

 

Saiba mais do novo prédio de laboratórios da Escola

 

Cinco é o número mágico neste projeto, pois se refere ao número da versão final da análise laboratorial da Escola, bem como do projeto do prédio aprovado e apresentado pela Diretoria de Administração do Campus (Dirac/Fiocruz) durante a exposição da arquiteta Tereza Malveira. Inicialmente, a primeira versão do então Polo de Laboratórios da Escola foi apresentada em março de 2010 e aproveitaria as estruturas do antigo prédio da Escola Politécnica de Saúde.

 

Laboratórios da ENSP ganham novo e moderno prédioConforme as necessidades dos pesquisadores e  alunos foram crescendo, seguindo preceitos de biossegurança, trabalhos realizados e análise dos equipamentos, o novo prédio foi realocado para ocupar o atual estacionamento em frente ao prédio Joaquim Alberto Cardoso de Mello. Com 7 andares, o polo contará com um estacionamento subterrâneo com 94 vagas, tendo as áreas de escritórios separadas das laboratoriais. Cada módulo laboratorial terá tamanho mínimo de 3,20 metros. Ao todo, contando com o subsolo, a área total da edificação será de 10.364 metros quadrados.

 

Com as plantas assinadas pelo diretor Antônio Ivo, a Dirac já está fazendo um estudo topográfico do local onde ficará o edifício. A expectativa é que o projeto da obra seja licitado ainda em 2012, e ela comece em 2013. De acordo com Tereza Malveira, a conclusão do projeto levará de três a quatro anos. A obra está orçada - já atualizada com valores previstos para 2013 - em R$ 45 milhões, cujos recursos, na ocasião, foram assegurados pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Pedro Barbosa.

 

Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, o projeto técnico e a análise da estrutura laboratorial da Escola.


Seções Relacionadas:
Assistência Pesquisa

Nenhum comentário para: Laboratórios da ENSP ganham novo e moderno prédio