Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Gestão da Atenção Básica

Concepção Pedagógica

A concepção pedagógica do curso envolve a imersão nos campos de práticas nos quais a gestão da atenção básica em saúde são desenvolvidas e na problematização dos elementos que emergem do referido campo, localizando e identificando o aluno como sujeito construtor de conhecimento que aprende e transforma a realidade individual e a realidade social. Aliada a essa aposta, é também proporcionado um conjunto de temas que abordam o campo da atenção básica e os seus diversos núcleos de saberes, através de aulas dialogadas e seminários, ministrados por professores de reconhecida excelência em cada tema, majoritariamente da ENSP, em especial do DAPS.
O processo didático transcende o repasse de conhecimento e se constitui numa recriação do saber necessário para instrumentalizar as práticas dos profissionais, isto é, sua atuação política e técnica enquanto atores sociais.
Nesta perspectiva torna-se indispensável destacar o papel dos orientadores e dos preceptores do curso que integram as áreas de gestão da Atenção Básica e da Saúde da Família, cuja atuação permanente ao longo de todo o processo, irá assegurar a conexão entre os diferentes momentos da sequência de atividades.

Elementos fundamentais da Metodologia:
. Integração formação-trabalho;
. Problematização da realidade;
. Processo ensino-aprendizagem centrado na práxis ? relação dialógica entre os mundos do conhecimento e do trabalho;
. Avaliação e certificação baseado em desempenhos pedagógicos e profissionais.

Escolas de Governo em Saúde - Pós Graduação Lato--ensu

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