Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Saúde Pública

Justificativa

O Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) contribui para a formação de quadros especialistas em saúde pública e representa importante espaço para a formação dos profissionais envolvidos na organização do sistema de saúde e do processo de trabalho em saúde, bem como na redefinição das práticas de saúde.
O curso acompanha a trajetória da política de saúde brasileira desde os anos 1970 e atualiza-se mediante as necessidades de formação que se apresentam em cada conjuntura, em especial frente às mudanças ocorridas no quadro social e sanitário, bem como na organização dos sistemas e serviços de saúde.
O curso passou por uma mudança curricular importante entre os anos 1980 e 1990 com o processo de formulação e instituição do Sistema Único de Saúde. Nesses anos teve início a realização dos cursos descentralizados de saúde pública em todo o território nacional, ampliando a formação em saúde e contribuindo para o fortalecimento do projeto de consolidação de uma política nacional de saúde pública, universal e integral.
Na década de 1990, e principalmente nos anos 2000, a formação em saúde pública ampliou-se com a criação de novas áreas temáticas e especializações específicas. A formação do sanitarista mantém-se como referência de base para um conjunto de outras formações específicas e que exigem aprofundamento.
Nos anos 2000, o cenário de mudanças globais na organização política, econômica, social e sanitária acarreta em novas demandas de formação em saúde trazendo o desafio de atualização e renovação do currículo do sanitarista.
O Colegiado do CESP a partir das avaliações anuais do curso e da participação nos debates de ensino da ENSP e encontros da Redescola iniciou um conjunto de oficinas no ano de 2013 com objetivo de definir uma nova estrutura curricular, atualizada pelos desafios da formação em saúde e principalmente pela conjuntura política e social enfrentada pelo sistema público de saúde brasileiro.
O projeto de curso que ora se apresenta expressa o compromisso institucional da ENSP/Fiocruz com o sistema público e universal de saúde tendo como objetivo central da formação promover olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social.

Os princípios e pressupostos da formação que norteiam o projeto de curso são:
1. Saúde como direito humano
2.Saúde como bem público
3.Princípios do SUS (universalidade, integralidade, descentralização e participação social)
4. Enfrentamento das desigualdades (econômicas, sociais e culturais)
5. Reconhecimento das especificidades territoriais e do contexto local
6. Trabalho como produtor de vida e de organização social
7. Ética e valorização do vínculo
8. Perspectiva pedagógica crítica, dialógica e transformadora
9. Responsabilidade sócio ambiental com a humanidade

Escolas de Governo em Saúde - Pós Graduação Lato--ensu

Endereço para envio da documentação/Outras informações: Serviço de Gestão Acadêmica - SECA (horário de atendimento ao público: 8h às 16h)

Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Sala 307 - 21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
Ligação Gratuita: 0800-230085 - Tel.: (21) 2598-2557/2558 - Fax: (21) 2598-2727 - Email: seca@ensp.fiocruz.br