Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Imagem da Pessoa

Enfoques ecossistêmicos: perspectivas para sua adoção no Brasil e países da América-Latina
A OPAS/OMS no Brasil, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Instituto Leonidas e Maria Deane da FIOCRUZ-Amazônia (ILMD/FIOCRUZ/MS) apresentam o segundo volume da série de publicações sobre Saúde Ambiental produzido como subsídio aos debates realizados no workshop sobre &8220;Abordagem Ecossistêmica em Saúde&8221; realizado na cidade de Manaus/AM nos dias 18 e 19 de novembro de 2008. O evento contou com a participação de representantes de 15 instituições federais, estaduais e locais, atuantes nas áreas de saúde e meio ambiente da região Amazônica e de estudiosos e pesquisadores dos temas de saúde e enfoques ecossistêmicos.
Visualizar: URL


Indicadores de sustentabilidade ambiental e de saúde na Amazônia Legal, Brasil
Neste artigo procuramos enfrentar esse desafio tendo como foco de análise os estados integrantes da Macrorregião Amazônia Legal, que desde a segunda metade do século XX vem sofrendo intensos processos de mudanças sócio-econômicas, ambientais, de saúde e bem-estar. Para a reunião e análise do conjunto de indicadores adotamos o modelo Forças Motrizes, Pressão, Situação, Exposição, Efeito e Ação (FMPSEEA) proposto pela Organização Mundial da Saúde. Os resultados demonstram que, ao mesmo tempo em que as forças motrizes e pressões vêm contribuindo para o crescimento econômico e populacional, resultando em melhoras de indicadores tradicionais de saúde (redução da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida), são grandes as desigualdades sociais e econômicas e a sobreposição dos impactos na saúde da população, em um quadro bastante heterogêneo, apontando para um modelo de desenvolvimento insustentável para as gerações presentes e futuras.
Visualizar: URL


Abordagem Ecossistêmica para o Desenvolvimento de Indicadores de Sustentabilidade Ambiental e de Saúde; Região do Médio Paraíba, Rio de Janeiro
Relatório de Projeto de Pesquisa financiado por: 1) Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde &8211; Água (PAPES-Água), Vice-Presidência de Ambiente e Serviços de Referência, Fundação Oswaldo Cruz; 2) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), projeto 481281/2004-5. O objetivo do trabalho foi desenvolver para os níveis municipal e regional indicadores de sustentabilidade ambiental e de saúde, envolvendo dados sociais, econômicos, ambientais e de saúde.
Visualizar: ARQUIVO


pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos