Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Centro de Estudos discute reforma do sistema de saúde americano

O Centro de Estudos da ENSP recomeça em 2010 com a conferência 'Sistema de Saúde dos EUA' com o sanitarista e pesquisador da Fiocruz José Carvalho de Noronha. Para subsidiar os debates, será exibido o filme 'Sicko - SOS Saúde', de Michael Moore. O Ceensp, marcado para o dia 24 de março, às 14 horas, no auditório térreo da ENSP, é uma das atividades da abertura do ano letivo de 2010 da Escola. O evento é aberto a todos os interessados, não é necessária inscrição prévia e será transmitido pela internet através da Rede Fiocruz. José Carvalho de Noronha é ex-presidente da Abrasco, ex-secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e ex-secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Em 'Sicko', o diretor Michael Moore traz relatos de cidadãos americanos que tiveram suas vidas arruinadas pelo sistema de saúde do país, mostrando que a crise não afeta apenas os milhões de cidadãos que não possuem seguro de saúde, mas também milhões de outros que pagam suas prestações e estão frequentemente lutando com a burocracia e com suas regras oficiais obscuras.

A reforma do sistema de saúde americano proposta pelo presidente Obama pretende reduzir o aumento dos custos com a saúde e ampliar a cobertura para a população. Estima-se que 45 milhões de americanos não possuem nenhum tipo de cobertura de saúde. A proposta, que enfrenta resistência dos republicanos, prevê a criação de um plano de saúde subsidiado pelo governo, acessível à população mais pobre e que, consequentemente, incentivaria uma redução nos preços dos planos privados em virtude da concorrência de mercado.

Em 2009, o Centro de Estudos abordou temas fundamentais para a saúde pública

Foram quatro as atividades do Centro de Estudos (Ceensp), promovidas pela Direção em parceria com os departamentos da Escola, seguindo sua proposta de ser um instrumento estratégico para a formação continuada e ampliada dos alunos, além de acompanhar e fomentar discussões sobre o que acontece no mundo contemporâneo e, principalmente, naquilo que se apresenta como um desafio à produção de conhecimento.

O primeiro Ceensp aconteceu no mês de abril e reuniu seis pesquisadores da Escola para uma retrospectiva da Política Nacional de Saúde em 2008, a partir do acompanhamento dos atores - Ministério da Saúde e Movimento Médico - e arenas - Legislativo Federal, Conselho Nacional de Saúde e Comissão Intergestores Tripartite - em monitoramento pelo Observatório de Conjuntura da Política de Saúde. Participaram do encontro Sarah Escorel, Cristiani Machado, Cristiane Batista, Tatiana Wargas, Patrícia Ribeiro e Marcelo Rasga Moreira.

No mês de junho, foi realizada a segunda atividade do Ceensp. Em pauta, a experiência de dez anos do Estado de Minas Gerais na descentralização da assistência farmacêutica. O superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Augusto Afonso Guerra Júnior, apresentou o Programa Farmácia de Minas, reconhecido como Plano Estadual de Estruturação da Rede de Assistência Farmacêutica. Além de Augusto Guerra, participaram do Centro de Estudos o coordenador executivo da Rede de Farmácias da SES/MG, Homero Cláudio Souza Filho; o representante da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES/MG, Luiz Antonio Marinho Pereira; as pesquisadoras do Núcleo de Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/DCB/ENSP), Vera Lúcia Luiza e Claudia Garcia Serpa Osório de Castro; e o assessor de Medicamentos e Tecnologias da Opas, Christophe Rerat.

Já o terceiro Ceensp foi realizado em setembro, como uma das atividades das comemorações dos 55 anos da Escola. Teve como tema 'As Políticas Públicas e a Construção da Cidadania: O PAC Manguinhos em Foco'. O evento reuniu diversos atores e protagonistas desse processo tanto de Manguinhos como da comunidade ENSP e possibilitou um amplo debate sobre o futuro das comunidades do entorno da Fiocruz. As exposições foram realizadas pela coordenadora do Observatório da Indústria Cultural, do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, Adriana Facina do Amaral, pelo representante do Movimento de Moradia em Vila Turismo, Manguinhos, Gilson Alves, pelo pesquisador da ENSP e coordenador do LTM/ENSP, Marcelo Firpo, e pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho.

Encerrando as atividades do Centro de Estudos em 2009, a ENSP recebeu o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, no mês de novembro, para falar dos desafios da instituição para os próximos 20 anos e apresentar propostas para um novo modelo de gestão. "A estrutura da Fiocruz hoje não suporta a magnitude e a complexidade de demandas que se exige dela", afirmou Paulo Gadelha. O presidente apresentou várias questões que devem ser debatidas pela instituição até a realização do VI Congresso Interno, que acontecerá em 2010, e traçará os rumos da Fundação.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos