Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

Notícias

Notícias

Defesas de mestrado e doutorado da ENSP têm aumento de 56% em 2009

O número de defesas de mestrado e de doutorado realizadas na ENSP em 2009 cresceu 56% em relação a 2008. Foram 233 defesas em 2009 e 149 no ano anterior. Esse número se deve principalmente à quantidade de dissertações apresentadas no mestrado profissionalizante, nas áreas de Saúde Pública e de Saúde Pública e Meio Ambiente, que totalizaram 98 trabalhos, um aumento de quase 300% sobre 2008. Os dados foram fornecidos pelo Serviço de Gestão Acadêmica (Seca) da ENSP. As defesas realizadas na ENSP desde 2004 estão disponíveis, inclusive para download, no banco de teses e dissertações da Fiocruz.

Os programas de pós-graduação Stricto sensu da ENSP oferecem cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado nas áreas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia que se destacam pelas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Escola possui um corpo docente composto de mais de 150 doutores e oferece à sociedade uma produção científica diversificada, uma ampla oferta de disciplinas e cursos, além de uma formação de profissionais bastante significativa.


O programa de Saúde Pública da ENSP teve 71 dissertações de mestrado acadêmico, 87 de mestrado profissional e 43 teses de doutorado. Já o programa de Saúde Pública e Meio Ambiente totalizou 17 dissertações de mestrado acadêmico, 11 de mestrado profissional e três de doutorado. O Programa de Epidemiologia iniciou suas atividades em 2007 e teve sua primeira defesa de mestrado em 2009.

Foi também no ano passado que a ENSP comemorou a milésima defesa de mestrado acadêmico em Saúde Pública, com o trabalho 'Avaliação da Técnica de Amostragem 'Respondent-Driven Sampling' na Estimação de Prevalências de Doenças Transmissíveis em Populações Organizadas em Redes Complexas', da bolsista do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Elizabeth Maciel de Albuquerque.

Reestruturação dos programas stricto sensu colabora com aumento das defesas

De acordo com a vice-diretora de pós-graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça, o aumento das defesas no mestrado acadêmico se deve à reestruturação da pós e à conclusão das novas turmas. "A nova organização da pós-graduação da ENSP, com a existência de três programas, contribui para o aumento do número de defesas na Escola. Além disso, o Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente está formando sua segunda turma de mestrado, e o Programa de Epidemiologia em Saúde Pública, apesar de recém-criado, já obteve duas defesas no mestrado".

Com relação ao mestrado profissional, Maria Helena destacou o crescimento da modalidade e a atuação da ENSP no sentido de atender às demandas de parceiros tradicionais, como o Ministério da Saúde e suas diversas secretarias. "Tivemos um aumento de quatro para oito turmas de mestrado profissional, que envolvem as áreas de gestão de C&T e inovação em Saúde; vigilância em saúde; gestão da informação e comunicação em saúde; vigilância em saúde e avaliação de programas de controle de processos endêmicos; gestão de tecnologia em saúde; gestão do trabalho e da educação na saúde; desenvolvimento em políticas públicas; e saúde pública e meio ambiente".

Ainda na opinião da vice-diretora, trata-se de campos novos, focados nos profissionais que estão no serviço, e buscam atender às demandas do Ministério, das secretarias estaduais e municipais de saúde e das Escolas Técnicas de Saúde Pública. "Esse mestrado visa atender as pessoas que estão, na prática, justamente para melhorar a qualidade das intervenções no Sistema Único de Saúde, seja na formação profissional, na assistência ou nas áreas de vigilância em saúde. Isso significa que além de atendermos à demanda de formar e capacitar quadros para o SUS, também há uma abrangência regional, com a formação de turmas nos estados da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nossas parcerias estimulam bastante essa modalidade de mestrado".

Todas as informações sobre os cursos stricto sensu da ENSP podem ser obtidas no Portal da Escola. Basta clicar no campo 'Pós-Graduação' e escolher a página eletrônica dos cursos. A divulgação das defesas é realizada no Informe ENSP, na seção 'Defesas ENSP'. As inscrições nos cursos são feitas por meio da 'Plataforma SIGA'.

voltar voltar

pesquisa

Calendário

Nenhum agendamento para hoje

ver todos