link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Pós-graduação da Ensp

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), por meio de seu corpo docente, composto de mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada, uma ampla oferta de disciplinas e cursos, e uma formação de profissionais bastante significativa. Integra, dinamiza e potencializa áreas temáticas e linhas de investigação em pesquisas básicas, problemas de saúde da população, promoção da saúde, programação e política de saúde, gestão ambiental e análise institucional. | saiba mais |

Busca Docente

Notícias

Especialistas debatem critérios de avaliação da Capes

Quatro palestrantes, quatro exposições e uma mesma conclusão para todos: é necessário se repensar os critérios de avaliação da Capes para os programas stricto sensu. O debate sobre este tema, realizado na ENSP em 24 de novembro, reuniu o coordenador-geral da área de Saúde Coletiva na Capes, Guilherme Werneck; o professor do IMS/Uerj, Kenneth Camargo Jr.; a professora da Faculdade de Ciências Médicas, da Unicamp Rosana Onocko Campos; e o pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), Paulo Amarante. Confira, em vídeo, as apresentações de cada participante.

Luta de classes no campo: mestrado realiza aula aberta

O curso de mestrado profissional em Trabalho, Saúde e Ambiente e Movimentos Sociais da ENSP convida para a aula aberta Classe e luta de classes no campo brasileiro hoje: as lutas e formas de organização dos trabalhadores e das classes dominantes. O encontro está marcado para o dia 11 de novembro, às 9h, na sala 112 da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A aula é voltada para o alunos da Escola e outros interessados e será proferida por Leonilde Servolo de Medeiros, que é mestre em Ciência Política e doutora em Ciências Sociais. A aula é aberta e para participar não é necessário inscrição prévia. 

ENSP debate critérios de avaliação da Capes nesta sexta-feira (7/11)

O que temos a dizer sobre os critérios de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)? Quais contribuições a Escola pode apresentar para este debate? Estimulada pela pertinência dessa questão e com o objetivo de aprofundar a discussão acerca do tema e buscar o diálogo com as instituições parceiras, a comunidade ENSP se reunirá no dia 7 de novembro, às 13h30, na sala 32 do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) e no dia 24 de novembro, também às 13h30, no salão internacional da Escola. Os encontros são abertos aos interessados, em especial aos docentes, pesquisadores e estudantes da ENSP.

Ceensp abordará consequências das mudanças climáticas na saúde

Tufões, tempestades e terremotos vêm deixando milhares de mortos e feridos, além de incontáveis desabrigados pelo mundo. O panorama é que a situação piore por conta das mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta. Para debater o problema, o próximo Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP reunirá os pesquisadores Christovam Barcellos (Icict/Fiocruz) e Norma Valencio (UFSCar). Com o tema Mudanças climáticas e desastres no Brasil - desafios para a segurança humana e a saúde coletiva, a atividade está marcada para o dia 8/10, às 14 horas, no salão internacional. Participe!

 
Quarta, 17 de Dezembro de 2014

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.