link para a página principal do portal
Tamanho da Letra   menor ou maior
formulário de busca
Pós-graduação da Ensp

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), por meio de seu corpo docente, composto de mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada, uma ampla oferta de disciplinas e cursos, e uma formação de profissionais bastante significativa. Integra, dinamiza e potencializa áreas temáticas e linhas de investigação em pesquisas básicas, problemas de saúde da população, promoção da saúde, programação e política de saúde, gestão ambiental e análise institucional. | saiba mais |

Busca Docente

Notícias

Pesquisadores debatem formas de aprimorar a vigilância do óbito materno, infantil e fetal

A Escola Nacional de Saúde Pública, em mais uma edição do Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcelos, abordou um tema desafiante para os serviços de saúde e a sociedade civil do país como um todo: a redução da mortalidade materna, infantil e fetal. A necessidade de melhorar a informação sobre tais mortes, identificar a magnitude, as causas e os fatores que as determinam foram discutidos pelas pesquisadoras Célia Landmann Szwarcwald, do Icict/Fiocruz, Sônia Lansky, do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de BH, e Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt, da ENSP. "A mortalidade por complicações da gravidez, parto ou puerpério é considerada como uma causa de morte altamente evitável e tem sido foco de esforços nacionais e internacionais dirigidos à sua redução. Entretanto, o monitoramento dos avanços alcançados nessa redução da mortalidade materna tem sido problemático no país", avaliou a pesquisadora do Icict durante sua apresentação.

Projeto de lei ameaça futuro da pesquisa clínica no país

Em tramitação no Senado, o Projeto de Lei nº 200/2015 é apontado por especialistas como um retrocesso sem precedentes para a área de pesquisa clínica no Brasil. Além de extinguir o atual sistema de análise ética em pesquisas com seres humanos, o projeto também coloca em risco os direitos dos participantes e o controle social das pesquisas realizadas no país. Para o pesquisador da ENSP e coordenador geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, além de não contribuir para a defesa e proteção dos participantes de pesquisa, o PL 200 também não interessa aos pesquisadores comprometidos com a ciência e com a ética.

Programa de Bioética debateu governo do corpo, sexo e vida à luz do biodireito

Para apresentar a teoria que defende a necessidade da proteção da individualidade e da autonomia individual com a mesma eficiência com que as leis costumam proteger as propriedades em geral, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva receberam o professor Daniel Borrillo, na ENSP. Borrillo, que é da Universidade Paris X e do Centre National de la Recherche Scientifique, fundamentou sua posição nas concepções foucaultianas. Segundo o coordenador geral do PPGBIOS e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego, o jurista convidado defende que o Estado seja moralmente neutro, contrapondo o Estado de Direito ao Estado Moral.

Cursos de Inverno ENSP: confira lista dos candidatos selecionados

Os programas de Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública, da ENSP, divulgam o resultado final da seleção para os Cursos de Inverno 2015. Os procedimentos e a documentação necessária para matrícula, que vai até o dia 23 de junho, devem ser acessados na Plataforma Sigass Fiocruz. Para esta edição dos Cursos de Inverno, Escola Nacional de Saúde Pública admitiu 592 alunos. Confira o resultado.

 
Sexta, 31 de Julho de 2015

ENSP NA WEB

facebook twitter Instagram youtube

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento,
que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.


Creative Commons License

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.