Apresentação

Esta parte é composta pela apresentação dos municípios brasileiros de fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai que fizeram parte desta investigação e por um conjunto de produtos da pesquisa, entre os quais: o perfil sócio-demográfico e assistencial dos municípios da linha de fronteira realizado a partir de dados secundários; um conjunto de tabelas síntese por segmento de municípios segundo estado brasileiro e país de fronteira e alguns resultados consolidados em mapas.

O perfil sócio-demográfico e assistencial dos municípios inclui as condições de vida; a gestão e financiamento do SUS; as características da faixa de fronteira e a rede assistencial do SUS em municípios brasileiros de fronteira com países do Mercosul.

As tabelas sínteses e os mapas organizam os principais resultados por segmento de municípios segundo estado brasileiro e país de fronteira. As tabelas são estruturadas por módulos, seguindo a organização do questionário aplicado. São eles: a identificação da secretaria municipal de saúde; as características da fronteira no município; as percepções sobre os serviços públicos de saúde; a busca e atendimento de estrangeiros pelo SUS no município; as ações de saúde relacionadas especificamente com a situação de fronteira; a busca e atendimento de brasileiros nos serviços públicos de saúde das cidades estrangeiras de fronteira vizinhas ao município e os profissionais de saúde e prestadores de serviços na fronteira.