Busca do site
menu

Entidades da saúde publicam carta em agradecimento a Karla Freire Baêta e em defesa da PNSTT

ícone facebook
Publicado em:23/09/2020
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Rede Unida, o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes) e a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) divulgaram uma carta em que demonstram "reconhecimento e admiração, respeito e agradecimento pelo trabalho de Karla Freire Baêta. A servidora foi exonerada da Coordenação-Geral da Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde
Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGSAT/DSASTE/SVS/MS), cargo que ocupava nos últimos quatro anos. 
 
O texto, publicado no dia 19/09, afirma que a exoneração "acontece em um momento em que observamos os ataques às ações de saúde do trabalhador no SUS, que, reiteramos, encontram-se amplamente ancoradas no arcabouço legal que cria e estrutura o SUS, assim como na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT)". 
 
As entidades que assinam a carta criticam a revogação da portaria que atualiza a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) – "uma ferramenta importante para orientar as práticas dos serviços de saúde na atenção integral ST" publicada pela CGSAT. A lista incluía covid-19. "A inclusão de uma doença na LDRT não a reconhece automaticamente como relacionada ao trabalho, o que só pode ser feito através de um adequado  diagnóstico, incluindo o diagnóstico diferencial e a consonância com o estudo da relação com o trabalho", justifica o texto.
 
 
Baixe a nota em pdf (na lateral da página)


Nenhum comentário para: Entidades da saúde publicam carta em agradecimento a Karla Freire Baêta e em defesa da PNSTT