Busca do site
menu

ENSP apresenta resultados da 1ª fase do Inquérito Sorológico da covid-19 entre trabalhadores

ícone facebook
Publicado em:01/09/2020
ENSP apresenta resultados da 1ª fase do Inquérito Sorológico da covid-19 entre trabalhadores*Por João Victor Chagas, sob supervisão de Tatiane Vargas

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) apresentou a Devolutiva dos Resultados da Primeira Fase do Inquérito Sorológico da covid-19 entre os trabalhadores. A testagem sorológica em trabalhadores e estudantes começou no mês de junho e seguiu até agosto. Nesse período, 674 pessoas foram testadas. Do número total de trabalhadores testados, 620 estavam em trabalho presencial ou rodízio e 52 em trabalho remoto, sendo a maioria do sexo feminino.

O evento contou com a participação de Marília Santini, da coordenação de Vigilância, Andréa da Luz, da Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogepe/Fiocruz), da Vice-diretora de Ambulatórios e Laboratórios da ENSP, Fátima Rocha, e do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Hermano Castro.

Sobre os resultados

A expectativa era de que 800 trabalhadores fossem testados no período de 30/6 a 13/8. O resultado alcançado foi de 674 pessoas, sendo 672 resultados válidos (2 foram excluídos por terem resultado inválido para IgG). Destes, 437 foram de trabalhadores do sexo feminino e 235 do sexo masculino. A maior parte dos testados são trabalhadores terceirizados (357).

Das 672 pessoas, houve soroprevalência - presença de qualquer marcador – IgG ou IgM) de 26% e apenas 24 obtiveram somente o igM positivo. Destes, todos fizeram RT-PCR e 3 tiveram resultado positivo. A grande maioria dos testados possuem faixa etária de 30 a 59 anos (532).

É importante ressaltar que o Inquérito não possui valor de diagnóstico, mas sim para verificar como está a circulação do vírus entre os trabalhadores da Escola.

Sobre o Inquérito Sorológico covid-19 entre os trabalhadores da ENSP

A ENSP iniciou no mês de junho a testagem sorológica para covid-19 em seus trabalhadores e estudantes. Servidores, trabalhadores terceirizados e estudantes, que estivessem trabalhando presencialmente ou em rodízio e não apresentassem sintomas relacionados à doença puderam agendar o teste sorológico, via sistema eletrônico.

A iniciativa faz parte do Inquérito Epidemiológico da Fiocruz destinado aos trabalhadores da instituição. O exame busca detectar a presença ou ausência de anticorpos (IgG e IgM) que identifiquem pessoas que, possivelmente, já tenham tido algum contato com o vírus.

*João Victor Chagas é estagiário de jornalismo da Coordenação de Comunicaçao Institucional da ENSP (CCI). Tatiane Vargas é jornalista da CCI. 

Seções Relacionadas:
Assistência Coronavírus Pesquisa

Nenhum comentário para: ENSP apresenta resultados da 1ª fase do Inquérito Sorológico da covid-19 entre trabalhadores