Busca do site
menu

Site criado por aluno da ENSP apresenta panorama da Covid-19 em todo o Brasil

ícone facebook
Publicado em:01/07/2020
*Danielle Monteiro
 
Site criado por aluno da ENSP apresenta panorama da Covid-19 em todo o Brasil“Que tal encarar algumas análises de Covid-19?” Quando ouviu a pergunta de seu orientador do Programa de Doutorado em Epidemiologia da ENSP, o estatístico Lucas Bianchi não hesitou e aceitou, na hora, o desafio. Afinal, com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, surgia a necessidade de ampliar o acesso à informação tanto para gestores públicos como para pesquisadores e a própria população. O resultado do esforço foi surpreendente: o que era para ser apenas a réplica de um dashboard, baseado em um projeto da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, se tornou um site com uma ampla gama de informações sobre a situação da pandemia em todo o Brasil.
 
“Acabou que, a cada pequeno ajuste nos dados, novos insights foram surgindo, resultando em algo maior do que foi inicialmente proposto”, conta Lucas. O Covid-19 Brasil agrega informações sobre o número de casos confirmados, casos novos, óbitos, mortes diárias e letalidade da doença em cada um dos estados e municípios de todo o país, obtidas por meio das Secretarias Estaduais de Saúde. “O site é para uso de todos, e meu objetivo é tentar aplicar um pouco do que aprendi para ajudar os gestores públicos a tomarem decisões baseadas na ciência. Muitos municípios menores não têm estrutura suficientemente adequada para desenvolver seus aplicativos; por isso, o acesso à informação abrange todas as cidades”, explica.
 
Navegando entre as abas do site, o usuário tem acesso a diferentes níveis de informação, como estatísticas por macrorregiões e mapa de distribuição da doença, disponibilizados em gráficos para facilitar a leitura e comparação entre regiões brasileiras. O Portal ainda permite uma simulação de modelagem de transmissão da Covid-19 em cada um dos estados, com base na capacidade do sistema de saúde público local. “Adaptei um modelo proposto pela Alison Hill, pesquisadora da Universidade de Harvard, que simula a transmissão e o efeito da intervenção na propagação do vírus, mas considerando a população de cada cidade brasileira”, explica Lucas.
 
Em constante desenvolvimento, o site será atualizado mais adiante com novos recortes e informações, como o fornecimento de boletins dinâmicos para estados e cidades e a elaboração de previsões sobre o cenário da pandemia no país.
 
Como o Portal pode ajudar no enfrentamento da pandemia no Brasil?
 
O monitoramento dos casos de Covid-19 pode contribuir para a investigação e controle da nova doença, que tem sua letalidade potenciada em  idosos e portadores de enfermidades crônicas. “Entender a dinamicidade da Covid-19 é fator-chave para seu enfrentamento”, ressalta Lucas. Segundo ele, além da contribuição para a vigilância epidemiológica, o Covid-19 Brasil pode ajudar a descentralizar o acesso à informação, medida essencial para que mais pessoas sejam alcançadas e nenhum problema local impeça a divulgação de dados. “Um exemplo da importância da descentralização da informação é que, no início deste mês, foi interrompida a divulgação dos números acumulados de casos e óbitos e alterada a forma de divulgação de ocorrências diárias; porém, eu continuei informando”, exemplifica. 
 


Nenhum comentário para: Site criado por aluno da ENSP apresenta panorama da Covid-19 em todo o Brasil