Busca do site
menu

Entrevista: Pesquisador da ENSP, Francisco Paumgartten, fala sobre reposicionamento de cloroquina em tempos de Covid-19

ícone facebook
Publicado em:25/06/2020

Entrevista: Pesquisador da ENSP, Francisco Paumgartten, fala sobre reposicionamento de cloroquina em tempos de Covid-19Está disponível, no Canal da ENSP no YouTube, mais uma entrevista da série 'Entrevista com Autores' produzida pelo Cadernos de Saúde Pública (CSP). O sétimo episódio da série debate o artigo "Reposicionamento de cloroquina e hidroxicloroquina em tempos de pandemia de Covid-19, nem tudo que reluz é ouro", com Francisco José Roma Paumgartten, autor do artigo, conduzido pela editora associada de CSP, Claudia Osório, também pesquisadora da Escola. Para ele, o reposicionamento de medicamentos envolve a avaliação clínica de medicamentos existentes para indicações terapêuticas novas e ainda não aprovadas. “O reposicionamento não é incomum nem é menos lucrativo para as empresas farmacêuticas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o reposicionamento representou cerca de 25% da aprovação de medicamentos nos últimos anos.”


Paumgartten sugere aos que procuram desesperadamente um remédio para as pandemias uma poderosa metáfora shakespeariana: “Nem tudo que reluz é ouro - você já ouviu isso com frequência. Muitos homens venderam suas almas; Só para ver minha superfície brilhante. Mas os túmulos dourados contêm vermes ”(William Shakespeare; O Mercador de Veneza, Ato II, Cena VII, adaptado ao inglês moderno).

 

Confira a entrevista aqui.


Saiba mais:

- Artigo-base desta entrevista na íntegra aqui.

 Acompanhe CSP:

Site: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/
Twitter: https://twitter.com/CadernosSP
Facebook: https://www.facebook.com/cadsaudepublica

Para inscrever-se no Canal da ENSP no YouTube, clique aqui.


 


Fonte: EntrevistaCSP

Nenhum comentário para: Entrevista: Pesquisador da ENSP, Francisco Paumgartten, fala sobre reposicionamento de cloroquina em tempos de Covid-19