Busca do site
menu

A bioética e as escolhas impostas pela pandemia

ícone facebook
Publicado em:02/07/2020
A bioética e as escolhas impostas pela pandemiaO artigo Covid-19 e o fim da Vida: quem será admitido na Unidade de Terapia Intensiva?, publicado no Observatório Covid-19 Informação para Ação, expõe que essa doença se tornou um grande desafio para as sociedades contemporâneas, em termos clínicos e de saúde pública. O fato de se tratar de um vírus novo, para o qual os seres humanos não têm imunidade, altamente transmissível e capaz de desencadear quadros graves, vem produzindo significativa pressão, sem precedentes, nos sistemas de saúde de diferentes regiões do planeta, muitas vezes com consequências devastadoras para as populações atingidas.
 
O artigo aponta que dado o exponencial crescimento do número de doentes por Covid-19, os já escassos recursos e infraestruturas destinados à atenção à saúde têm se tornado ainda mais insuficientes. De fato, estão contabilizados no Brasil, atualmente, cerca de 352 mil casos com mais de 22 mil mortes (dados de 24/5/2020). No Brasil, não há clareza sobre a distribuição dos casos, por gravidade. De modo geral, trabalha-se com números subestimados e atrasados, em um contexto de inexistência ou lentidão dos exames confirmatórios, o que dificulta muito a realização dos cálculos efetivos sobre as necessidades reais de insumos, desde respiradores até equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde. 
 
O artigo é assinado pelos pesquisadores da ENSP Fermin Roland Schramm, Pablo Fortes e Sergio Rego, em parceria com pesquisadores de outras instituições. 

Acesse, aqui, o artigo na íntegra. 

Seções Relacionadas:
Artigos Coronavírus

Nenhum comentário para: A bioética e as escolhas impostas pela pandemia