Busca do site
menu

Escolher a vida e suas qualidades ou a economia e a produção?

ícone facebook
Publicado em:07/05/2020
Escolher a vida e suas qualidades ou a economia e a produção?Essa é a indagação central trazida no artigo O aparente dilema implicado pela pandemia da Covid-19: salvar vidas ou a economia?, publicado no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Bioética do Observatório Covid-19 - Informação para ação da Fiocruz. O texto – escrito pelo pesquisador da ENSP Fermin Roland Schramm com a participação dos outros integrantes do GT – aponta que essa é uma escolha, aparentemente, impossível, pois implica em um ciclo que não se esgota: qualidade de vida, sustentabilidade humana, produção de bens e serviços, e consumo. Mas que, no entanto, pode-se dizer que é um falso dilema, visto que o isolamento é sobretudo um ato de responsabilidade.
 
No artigo são abordadas questões como a importância do diálogo e da solidariedade na economia frente ao cenário de recessão; a complexidade que envolve os critérios de escolha na admissão e alta em Unidades de Terapia Intensiva (UTI); e ainda a premente necessidade de proteção dos mais vulneráveis: “Fala-se muito que a Covid-19 estaria transformando o mundo, fortalecendo a solidariedade entre pessoas e organizações, mas, pelo menos no Brasil, os sinais mais fortes ainda são os do descaso com as populações vulneradas. Atuar prioritariamente na proteção dos mais desamparados poderia ser uma esperança de mudança para o nosso país”.
 
Além de Schramm – que escreveu a primeira versão do texto e a apresentou para ser debatida com os demais autores até chegarem conjuntamente à versão final -, o artigo é assinado por Luna Borges, Marisa Palácios, Pablo Dias Fortes, Beatriz Thomé, Luciana Narciso, Sônia Beatriz dos Santos, Sergio Rego, Andreia Patrícia Gomes, Suely Marinho e Rodrigo Siqueira-Batista.
 
 
Imagem de capa: Opera Mundi


Nenhum comentário para: Escolher a vida e suas qualidades ou a economia e a produção?