Busca do site
menu

OMS publica nova classificação sobre diabetes

ícone facebook
Publicado em:13/11/2019
OMS publica nova classificação sobre diabetesEm 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Diabetes. Em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma nova classificação revisada da doença. Desde 1965, a OMS atualiza e divulga periodicamente orientações sobre tal classificação, cujo objetivo é esclarecer sobre o atendimento clínico, orientar os profissionais de saúde na escolha de tratamentos adequados no momento do diagnóstico do diabetes e ainda fornece orientações práticas aos médicos quanto a atribuição do tipo de diabetes no momento do diagnóstico. A publicação está disponível na íntegra em inglês, no site da OMS.  
 
O documento aponta que existe um conflito entre classificação clínica e etiológica porque ainda existem lacunas no conhecimento da etiologia e fisiopatologia do diabetes. “Embora reconheça-se o progresso que está sendo feito para uma categorização mais precisa dos diferentes subtipos do diabetes, o objetivo deste documento é recomendar uma classificação viável que possa ser implementada em configurações diferentes em todo o mundo”. 
 
A classificação revisada é apresentada na Tabela 1. “Ao contrário da classificação anterior, essa nova classificação não reconhece subtipos de diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 e inclui novos tipos de diabetes (tipos híbridos de diabetes e diabetes não classificável)”, aponta o texto. 
 
Confira aqui o documento da OMS Classification of diabetes Mellitus 2019.
 
Essa livre tradução do documento foi publicada no Health Information For All (Hifa-PT), um fórum de discussão em português que reúne mais de 2 mil membros provenientes de vários países, incluindo os oito países de língua portuguesa. O Hifa-pt foi lançado em novembro de 2009, em Maputo, Moçambique com o objetivo de incluir os profissionais de saúde, formuladores de políticas, gestores, bibliotecários e profissionais da informação dos países de língua portuguesa em uma rede de discussão ampla e conectada em que possam discutir e trocar experiências sobre temas de comum interesse e que todas as pessoas tenham acesso à informação em saúde que necessitam. A postagem foi feita por Pollyanna Patriota, moderadora auxiliar do Hifa-PT, doutora em Nutrição, mestre em Saúde Materno-Infantil, e graduada em Nutrição. É ainda revisora da Revista Pan-Americana de Saúde Pública (Opas), British Medical Journal e Public health Nutrition.

Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: OMS publica nova classificação sobre diabetes