Busca do site
menu

Inscrições abertas, até 21/11, para curso em Farmacoepidemiologia

ícone facebook
Publicado em:21/11/2019
Inscrições abertas, até 21/11, para curso em FarmacoepidemiologiaO curso 'Métodos em Farmacoepidemiologia: Aplicação em Estudos de Utilização de Medicamentos', oferecido pela ENSP, está com inscrições abertas até 21/11. São 80 vagas, sendo 40 vagas para os Programas de pós-graduação da ENSP e 40 aos demais interessados. As vagas serão preenchidas de acordo com os critérios estabelecidos para inscrição, considerando a ordem de inscrição. 
 
O curso, que será realizado de 27 a 29/11/19, de 9 às 17 horas, é coordenado pelas pesquisadoras Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro e Vera Lúcia Edais Pepe. Como professor convidado virá o pesquisador Björn Gunnar Erik Evert Wettermark, PhD que atua no Departamento de Medicina, do Karolinska University Hospital, Suécia. 
 
No curso, a intenção é trabalhar especificamente em métodos farmacoepidemiológicos que podem ser aplicados aos Estudos de Utilização de Medicamentos (EUM). Este é um tipo de investigação aplicável ao contexto da Saúde Pública, para sistemas de saúde, e em instituições de atenção à saúde, apropriando-se do arcabouço metodológico da epidemiologia, e preocupam-se com a determinação de perfis e padrões de utilização. Seus objetivos principais são a descrição da utilização dos medicamentos em sistemas e unidades de saúde, realização avaliação qualitativa dos medicamentos utilizados, análises de compras, gastos, preços e custos, e apontam possíveis intervenções sobre os problemas identificados.  Face ao cenário de mudança constante das tecnologias e da multiplicidade da utilização dos medicamentos em diferentes cenários de prática, essas novas metodologias surgem para responder às demandas apresentadas, relacionadas a seleção/incorporação, aquisição e logística, prescrição, dispensação e uso.   
 
 
Maiores informações e Inscrições, acesse http://naf.ensp.fiocruz.br/ e pelo email: naf@ensp.fiocruz.br até 21/11/2019.
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas, até 21/11, para curso em Farmacoepidemiologia