Busca do site
menu

Saúde lança publicação com dados de doenças que atingiram o país nos últimos 16 anos

ícone facebook
Publicado em:27/09/2019
Saúde lança publicação com dados de doenças que atingiram o país nos últimos 16 anosVocê sabia que a análise da qualidade da água para consumo humano é feita pela área de Saúde Ambiental, do Ministério da Saúde? Que a rubéola foi eliminada do Brasil em 2015 e que a vacina contra sarampo, a tríplice viral, também previne contra a rubéola? Essas e outras respostas relacionadas à vigilância em saúde constam na edição especial do Boletim Epidemiológico SVS 16 anos (2013 a 2019), lançada na quarta-feira (25/9), em Brasília, pelo ministro da Saúde interino, João Gabbardo, e o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber.

A publicação tem como objetivo mostrar à população como a vigilância em Saúde está presente no dia a dia das pessoas, extrapolando temas como dengue e sarampo. A edição especial também busca trazer, pela primeira vez, desde 2012, quando entrou em vigor a Lei de Acesso a Informação, em publicação única, dados e análises das principais doenças que atingiu o país nos últimos 16 anos. "O Ministério da Saúde vai retomar a divulgação semanal de uma única publicação, trazendo todas as doenças de interesse epidemiológico e de vigilância em saúde. Antes, os informes divulgavam informações, de forma individualizada, por doença.  Esse formato facilita o acesso e a leitura pela população”, disse o ministro da Saúde interino, João Gabbardo.

A partir do Boletim Epidemiológico 16 anos, o Ministério da Saúde passa a adotar um novo modelo de divulgação das doenças em saúde pública. Semanalmente, a partir do dia 02 de outubro, será divulgado um único boletim multitemático, com dados e análises de diferentes doenças, de acordo com seus respectivos cronogramas de atualizações. Esse novo modelo segue experiências mundiais.

“Estamos completando 16 anos da nova estrutura da vigilância em saúde no Brasil, que tem a informação como principal produto. A edição especial do boletim epidemiológico vem para marcar essa data e é uma fonte oficial e transparente de informação, que mostra a evolução histórica de 39 doenças e 16 agravos e eventos em saúde pública. Trata-se de uma divulgação proativa de informação de interesse público, e uma forma diferenciada de olhar para o passado para qualificar o futuro”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

A edição especial reúne esforços da pasta, juntamente com estados, municípios e unidades de saúde de todo país, nos anos 2013 a 2019. Com caráter técnico, porém com linguagem acessível, o documento conta com a participação de sanitaristas em diferentes momentos, e tem como público-alvo, profissionais de saúde, estudantes e a população em geral. Com esse documento em mãos, os gestores conseguem ter fácil acesso ao cenário de diferentes doenças em seus estados, possibilitando agir de forma mais eficiente na criação de políticas públicas.

Clique aqui e leia mais. 

Fonte: Portal da Saúde
Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Saúde lança publicação com dados de doenças que atingiram o país nos últimos 16 anos