Busca do site
menu

Apesar dos cortes, instituições garantem compromisso com a saúde coletiva em seminário da Capes

ícone facebook
Publicado em:06/09/2019
Coordenadores dos programas de Pós-Graduação em Saúde Pública (acadêmico e profissional), Epidemiologia em Saúde Pública (acadêmico e profissional) e Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP/Fiocruz participaram, entre os dias 28 e 30 de agosto, do Seminário de Meio-Termo da Capes. A atividade, promovida pela Diretoria de Avaliação da Agência em parceria com os coordenadores das 46 áreas que compõem o Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior (CTC-ES/Capes), forneceu subsídios para o atual ciclo avaliativo quadrienal. 

Apesar dos cortes, instituições garantem compromisso com a saúde coletiva em seminário da Capes
 
O evento faz parte de uma iniciativa da Capes afim de melhorar o sistema de avaliação, para que os cursos alcancem melhor desempenho em suas produções. Atualmente, a avaliação de um programa de pós-graduação considera diversos quesitos, como a produção, impacto social e internacionalização. A Fiocruz esteve representada por todos os seus coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
 
“A participação dos programas de pós-graduação da ENSP/Fiocruz se pautou na busca pelo aprimoramento do processo de avaliação dos programas pela Capes. Esse seminário é de fundamental importância para o delineamento de estratégias para a avaliação dos programas no próximo quadriênio”, afirmou a pesquisadora Marly Marques da Cruz, coordenadora do Programa de Saúde Pública da ENSP.
 
Andrea Sobral, coordenadora do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, destacou a realização do seminário num cenário de cortes e restrições de pesquisa. “Em meio ao caos que estamos vivendo neste momento, com restrições orçamentárias, como cortes das bolsas anunciado pela Capes, conseguimos criar um ambiente bastante produtivo, coeso, fortalecido e solidário no Seminário de Meio-termo. É consenso a necessidade de mobilização da comunidade acadêmica e da sociedade em defesa da educação do nosso país.”
 
Ainda que a conjuntura aponte para retrocessos, Enirtes Caetano, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, enalteceu o compromisso das instituições com a saúde pública. “Mais do que um debate sobre o sistema de avaliação da pós-graduação brasileira, o encontro marcou um importante debate sobre a sustentabilidade dos programas frente às graves ameaças expressas pelos cortes de bolsas, bem como amplo contingenciamento de recursos que afeta a pós-graduação do país, como também toda a área de ciência e tecnologia. A despeito do retrocesso identificado, nós e nossas instituições estamos comprometidos com uma agenda de enfrentamento para esse grave momento baseada nos princípios de reciprocidade e solidariedade.”

Seminário de Meio-Termo
 
O Seminário de Meio-Termo é uma avaliação intermediária e fornece o diagnóstico da qualidade de cada área, que discute perspectivas direcionadas aos próximos anos. O seminário é uma etapa preparatória para a próxima Avaliação Quadrienal, que ocorre em 2021.

 


Seções Relacionadas:
Ensino Pesquisa

Nenhum comentário para: Apesar dos cortes, instituições garantem compromisso com a saúde coletiva em seminário da Capes