Busca do site
menu

Educação e democracia, Setembro Amarelo e história da Fiocruz Amazônia pautam terceiro dia de atividades do aniversário da ENSP

ícone facebook
Publicado em:04/09/2019
Educação e democracia, Setembro Amarelo e história da Fiocruz Amazônia pautam terceiro dia de atividades do aniversário da ENSPNesta quinta-feira, 5 de setembro, as atividades em comemoração aos 65 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) serão marcadas por debates sobre educação e democracia em tempos de crise e prevenção do suicídio na Atenção Básica, além de uma celebração em homenagem aos 25 anos do Instituto Leônidas e Maria Deane. No terceiro dia de comemorações a ENSP receberá o professor, escritor e ex-parlamentar, Chico Alencar. A tradicional Feira Agroecológica Josué de Castro também fará parte da celebração. Partitcipe!

As atividades serão realizada no auditório térreo e no salão internacional e a tradicional Feira Agroecológica acontecerá no pátio da Escola, das 8 às 14 horas. Pela manhã, no auditório térreo, a partir das 9 horas, haverá a Comemoração dos 25 anos do Instituto Leônidas e Maria Deane: contribuições da ENSP na criação e desenvolvimento da Fiocruz Amazônia. A mesa será coordenada pelos pesquisadores da ENSP, Luciano Toledo e Elisabeth Moreira dos Santos; pelo diretor do ILMD, Sérgio Luz; e pelo coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss. Além disso, terá como convidada a Vice-Diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Sheila Mendonça e as pesquisadoras aposentadas Eliana Labra e Anamaria Testa Tambellini.

A partir das 14 horas, ainda no auditório térreo, acontecerá a mesa Educação e Democracia em tempos de crise, que contará com a participação do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), escritor e ex-parlamentar, Chico Alencar. A mesa terá transmissão on-line pelo Canal da ENSP, no Youtube. No salão internacional, pela manhã, a partir das 9 horas, o tema em debate será Falar é a Melhor Solução: Setembro Amarelo, sob a coordenação da pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) Vera Frossard, que falará sobre o Suicídio durante o ciclo vital e prevenção: vamos conversar sobre isto? A mesa contará com a participação das pesquisadoras do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Cecília Minayo e Joviana Avanci, que abordarão os temas Suicídio de idosos: por que antecipar o fim? e Cenário e vulnerabilidades do comportamento suicida na infância e adolescência, respectivamente.

A mesa contará, ainda, com a participação do pesquisador Orli Carvalho, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), que abordará o tema Vazios curriculares sobre o comportamento suicida na formação médica pediátrica: o triplo tabu; e do pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane Jesem Douglas Yamall Orellana, que falará sobre o Suicídio entre índios: a crise do suicídio indígena no Brasil. o que dizem as estatísticas e como anda a sua prevenção; e apresentará o filme etnográfico Mirim 2014-2015.

Na parte da tarde, no salão internacional, a partir das 13h30 horas, o tema em debate será Prevenção do suicídio na Atenção Básica. A mesa será moderada pela pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Eliane Viana, e contará com a participação de Nara Góes, do Centro de Atenção Psicossocial III, e Carlos Augusto da Silva, do Centro de Atenção Psicossocial Magal. O tema da mesa será Suicídio na Estratégia de Saúde da Família e no Centro de Atenção Psicossocial: a crise suicida e o risco do comportamento suicida: como perceber, como acolher, quando encaminhar para o Caps?

O pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), Fernando Freitas, abordará o tema Suicídio na era dos antidepressivos, e a pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP), Arlinda Moreno, falará sobre Prevenção e pósvenção do suicídio: reflexões e trocas com os profissionais da Atenção Básica.  As atividades realizadas ao longo do dia do salão internacional contarão com transmissão simultânea na sala 2, localizada no 4º andar do prédio da ENSP, próximo ao salão internacional.

Educação e democracia, Setembro Amarelo e história da Fiocruz Amazônia pautam terceiro dia de atividades do aniversário da ENSP
 
Educação e democracia, Setembro Amarelo e história da Fiocruz Amazônia pautam terceiro dia de atividades do aniversário da ENSP

 



Nenhum comentário para: Educação e democracia, Setembro Amarelo e história da Fiocruz Amazônia pautam terceiro dia de atividades do aniversário da ENSP