Busca do site
menu

Revista científica Nature pauta cortes no CNPq

ícone facebook
Publicado em:03/09/2019
Um artigo publicado na revista científica Nature denuncia a iminência de suspensão das mais de 80 mil bolsas de pesquisa no Brasil, vinculadas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir de setembro, em decorrência dos cortes no orçamento da ciência e tecnologia - realizados pelo governo Jair Bolsonaro.

Confira, abaixo, a tradução do texto Brazil’s budget cuts threaten more than 80,000 science scholarships, publicado em 19 de agosto. 

A principal agência de financiamento científico do Brasil terá que suspender mais de 80 mil bolsas de estudo para pesquisadores de pós-doutorado e estudantes de graduação e pós-graduação a partir de setembro, a menos que receba mais recursos do governo. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os cancelamentos iminentes em 15 de agosto, quando comunicou também  que não oferecerá novas bolsas de estudo.

O governo do Brasil não liberou os 330 milhões de reais (US $ 89 milhões) que congelou no orçamento do CNPq, como parte de cortes de gastos mais amplos anunciados em março. Se a administração do presidente Jair Bolsonaro não liberar parte do dinheiro em breve, o fundo de bolsas do CNPq ficará sem dinheiro no próximo mês.

Clique aqui e leia a tradução na íntegra. 

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Revista científica Nature pauta cortes no CNPq