Busca do site
menu

Criada Articulação Nacional de Ativistas em Tuberculose do Brasil

ícone facebook
Publicado em:20/08/2019
Criada Articulação Nacional de Ativistas em Tuberculose do BrasilReunidos em São Paulo, durante dois dias, ativistas do SUS com atuação em diversas áreas fundaram a Articulação Social Brasileira para o Enfrentamento da Tuberculose (Articulação TB/Brasil), coletivo formado exclusivamente por membros da sociedade civil. O grupo elaborou Carta de Princípios, missão e prioridades para o próximo ano, e avaliou o atual momento da saúde pública brasileira com suas ameaças e urgências de mobilização.
 
A reunião, que aconteceu no Instituto Clemente Ferreira, teve a participação de militantes de todas as regiões do país, atuando em diversos segmentos com interface com a tuberculose: movimento de Aids, de redução de danos, população indígena, movimento de mulheres, movimento negro e outros.
 
O documento final do encontro será enviado aos gestores públicos nacionais e, posteriormente, se implementarão ações de acompanhamento da elaboração orçamentária para 2020, além de outra ações de advocacy.
 
"O resultado final foi a criação de uma rede nacional de articulação não governamental pelo Fim da Tuberculose no Brasil, com o propósito de ampliar, qualificar e fortalecer a incidência política da sociedade civil organizada, o ativismo e o controle social em tuberculose. A nova rede de articulação vem somar-se as outras redes e fóruns já existentes e atuantes como a Parceria Brasileira Contra a Tuberculose (Stop TB Brasil); a Rede Brasileira dos Comitês de Tuberculose; Rede Paulista de Controle Social da Tuberculose; Fórum de Articulação Tuberculose Álcool (Fatal); Fórum TB RJ; Rede TB; CCAP TB Brasil e Observatório Tuberculose Brasil, configurando assim um movimento nacional de enfrentamento da tuberculose no Brasil", afirmou Carlos Basília, criador do OTB. 
 


Nenhum comentário para: Criada Articulação Nacional de Ativistas em Tuberculose do Brasil