ENSP debate relações entre saúde e exposição aos resíduos siderúrgicos

Publicada em
 
 
 

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) debaterá As relações entre saúde e exposição aos resíduos siderúrgicos: o conflito socioambiental no Volta Grande IV a partir dos seus moradores, na próxima edição da série debates intitulado ‘Encontros do Cesteh’. Marcado para o dia 21 de agosto, das 12 às 14 horas, a atividade contará com a participação da pesquisadora do Cesteh/ENSP, Fátima Moreira e da doutoranda da ENSP, Gilmara da Costa Silva.

Sobre o projeto Volta Grande

O projeto Volta Grande é uma parceria entre a Fiocruz e a Prefeitura de Volta Redonda. O objetivo é avaliar o impacto de resíduos industriais à saúde da população residente no condomínio de Volta Grande IV que foi construído em área adjacente ao depósito de resíduos industriais da CSN.

A avaliação ocorre por meio da determinação da concentração de diferentes substâncias químicas no ar e água dos poços, bem como fluidos biológicos (sangue e urina). Também foram feitas avaliação clínica e percepção do risco na população exposta e a caracterização de seus hábitos alimentares. Além de oficinas de educação em saúde-trabalho-ambiente realizadas para discussão dos resultados da pesquisa e construção de estratégias de monitoramento.

As coletas de poeira, água e poeira foram realizadas por técnicos da Fiocruz. Já a avaliação clínica, nutricional e exames de sangue e urina na população foram feitas por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados serão entregues individualmente aos participantes da pesquisa, ao final da pesquisa. 

 

Nenhum comentário para "ENSP debate relações entre saúde e exposição aos resíduos siderúrgicos"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.