Busca do site
menu

SciELO assina acordo com sistema Publons

ícone facebook
Publicado em:27/06/2019
SciELO assina acordo com sistema PublonsO programa Scientific Electronic Library Online (SciELO-Fapesp) acaba de fechar um acordo com o sistema Publons do Web of Science Group para apoio aos processos de revisão por pares.     
 
Segundo o SciELO, os editores de periódicos da coleção SciELO Brasil terão acesso ao serviço Reviewer Connect de busca de pareceristas baseada em dados do Publons e da Web of Science, incluindo o SciELO, para ajudar a encontrar, filtrar e se conectar com os pareceristas mais pertinentes ao assunto dos manuscritos.
 
Os periódicos terão também acesso ao Serviço de Reconhecimento de Pareceristas do Publons, que atribui e registra o crédito apropriado aos pareceristas. Os serviços estarão à disposição dos periódicos indexados, independente da plataforma de gestão de manuscritos on-line utilizada pelo periódico.
 
Segundo Alex Mendonça, coordenador de Sistemas de Gestão de Manuscritos Online do SciELO, o acordo é parte do esforço do programa em fortalecer a capacidade editorial dos periódicos, em particular nos processos de avaliação de manuscritos. “Ao oferecer acesso a uma base de pesquisadores qualificados e compatíveis com a pesquisa que está sendo avaliada, nossa expectativa é que a qualidade dos pareceres aumente e o tempo de tramitação diminua. Além disso, o reconhecimento aos pareceristas por meio do Publons é um passo importante rumo a uma avaliação por pares mais aberta e transparente, em consonância com o alinhamento do SciELO com as boas práticas de ciência aberta”, disse em comunicado do SciELO.
 
“Pode ser difícil para os editores encontrar pareceristas disponíveis com a expertise correta, e isso pode retardar o processo de publicação e descoberta. O Publons pode ajudar o SciELO a desenvolver periódicos científicos do Brasil, conectando editores, pareceristas e pesquisadores, e garantindo que os pareceristas obtenham reconhecimento pelo que fazem”, disse Andrew Preston, diretor do Publons.
O Publons também pode ser usado por pesquisadores para acompanhar as suas publicações, citações, revisões por pares e afiliações de periódicos em um só lugar.
 
Mais informações em www.scielo.org.

Fonte: Agencia Fapesp
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: SciELO assina acordo com sistema Publons