Busca do site
menu

Entrevista: aluna da ENSP comenta o processo de organização estudantil

ícone facebook
Publicado em:21/05/2019
Por Joyce Enzler
 
Entrevista: aluna da ENSP comenta o processo de organização estudantil“O Fórum apoia coletivos e organizações de base popular e trabalhista que visem ao fortalecimento do SUS, dos direitos sociais e lutem por uma sociedade justa, solidária e inclusiva”, destacou a representante dos alunos no Conselho Deliberativo, a mestranda do programa de Epidemiologia em Saúde Pública, Elizabeth Leite.  
 
Para Elizabeth, neste cenário, é importante a participação dos estudantes nas principais discussões políticas, tanto educacionais como econômicas, sociais, ambientais, que envolvem a vida de todos. 
 
Confira a entrevista abaixo. 
 
 
 
Informe ENSP: Fale um pouco sobre o fórum de estudantes e o processo de organização dos alunos da ENSP.
 
Elizabeth Leite: O Fórum de estudantes da ENSP é um espaço coletivo de integração, articulação e criatividade dos pós-graduandos, em que os estudantes de todos os programas stricto e lato sensu podem dialogar e discutir sobre a participação estudantil na instituição e o engajamento nas lutas do movimento sanitário brasileiro e dos movimentos em prol de uma educação pública, gratuita e de qualidade. O Fórum apoia coletivos e organizações de base popular e trabalhista que visem ao fortalecimento do SUS, dos direitos sociais e aqueles que lutam, com variadas pautas, por uma sociedade justa, solidária e inclusiva. Além disso, é esse espaço que promove o diálogo com a Direção da escola por meio da representação discente no Conselho Deliberativo, para o qual levamos nossas demandas internas e externas à Escola.
 
Não há eleição para membros no Fórum. Todos os estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação na ENSP podem fazer parte do coletivo. As reuniões são abertas e ocorrem uma vez por mês no espaço dos estudantes, que fica no 2º andar da ENSP. Essas são previamente divulgadas em diferentes espaços, como WhatsApp, pelo email forumestudantesensp@gmail.com e em nosso grupo virtual:https://www.facebook.com/groups/forumensp .
 
Informe ENSP: Existe algum tipo de articulação dos estudantes da ENSP com os da Fiocruz?
 
Elizabeth Leite: A articulação dos estudantes da ENSP com os da Fiocruz é feita por intermédio da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz- RJ nas assembleias estudantis e em conversas mais estritas com a própria APG. Ano passado, o fórum dialogou com eles sobre fazer uma atividade com o tema saúde mental na pós-graduação. Essa atividade ocorreu este ano, em 6/5, aberta a todos da comunidade Fiocruz. 
 
Informe ENSP: Qual a relevância de se organizar os estudantes neste momento atual?
 
Elizabeth Leite : A organização estudantil no atual cenário político de ataques à educação pública, gratuita e de qualidade tem sua relevância por dar voz à nossa insatisfação e fortalecer nossa mobilização com agendas de lutas para barrar ou reverter quadros que prejudicam o crescimento de nossa sociedade.
 
O sucateamento da educação, mediante o congelamento dos gastos da EC-95, começa a impactar nos incentivos às pesquisas afetando as atividades do tripé ensino-pesquisa-extensão das universidades e instituições de pesquisa do Brasil. Um exemplo recente foi a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado para novos alunos. 
 
Portanto, é por meio de nossa postura ativa na defesa por nossos direitos constitucionais que podemos pressionar os poderes executivos e legislativos em de atos públicos, cartas de repúdio e outras ações que repercutem midiaticamente no cenário nacional e internacional. 
 
 
Informe ENSP: O que os estudantes podem fazer frente ao processo de desmonte público das universidades públicas e da saúde pública, que terá forte impacto tanto na vida de vocês, futuros profissionais, como na maioria da população?
 
Elizabeth Leite: Além das mobilizações com participações em atos, construção de cartas de repúdio, votações em petições públicas que garantam os direitos ou barrem os retrocessos, entre outras como citado na questão anterior, os estudantes também podem ocupar os espaços de representações institucionais, nas quais temos direito à voz e voto, e, dessa forma, ativamente participar das principais decisões políticas que passam por questões orçamentárias e ideológicas. Venham para as reuniões do Fórum!
 
 
Entrevista: aluna da ENSP comenta o processo de organização estudantil

 


Seções Relacionadas:
Entrevistas

Nenhum comentário para: Entrevista: aluna da ENSP comenta o processo de organização estudantil