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Pesquisadora da ENSP fala sobre projetos de formação profissional na Escola Politécnica em Saúde

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Publicado em:07/11/2018
A assessora da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da ENSP, Milta Torres participou do Seminário Internacional da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ENSP) e discutiu a formação de trabalhadores para um sistema de saúde público e universal. Em sua apresentação, Milta fez um resgate histórico para falar dos projetos de formação profissional na área da saúde. Confira a cobertura da EPSJV. 
 
 
Formação em massa: um pouco de História
 
Pesquisadora da ENSP fala sobre projetos de formação profissional na Escola Politécnica em SaúdeSegundo Milta Torres, o ponto de partida das políticas de educação profissional em saúde foi o Programa de Formação de Pessoal de Nível Médio e Elementar em Saúde em Larga Escala, que ficou conhecido apenas como 'Larga Escala'. De 1981 a 1990, o projeto foi uma estratégia prioritária para a qualificação e valorização dos trabalhadores que atuavam como atendentes de enfermagem. Em relação aos avanços que marcaram a política, Milta ressaltou que, na época, a Pedagogia de Paulo Freire foi o maior destaque. "Estimulou a complementação da educação geral e superou, em certo grau, a visão tecnicista de ensino e mecanicista de aprendizagem", explicou. 
 
Milta destacou também o Projeto de Profissionalização dos trabalhadores da área da enfermagem (Profae), que entre 2000 e 2007, buscou profissionalizar 180 mil pessoas.  Segundo Milta, diferentemente do Larga Escala, o Profae foi compreendido como política pública e obteve financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "Superou os limites e as deficiências estruturais do Larga Escala. Ele superou o objetivo inicial formando 207 mil", apontou.
 
Ainda no âmbito do Profae, Milta falou da experiência de formação pedagógica com o ‘Curso de Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem’, desenvolvido pela Ensp/Fiocruz em parceria com 45 instituições de ensino em todas as regiões do país. Executado por Educação a Distância com momentos presenciais, o curso habilitou, de 2001 a 2005, mais de 13 mil enfermeiros para a função docente nos cursos de qualificação profissional do Profae.
 
Confira aqui o boletim especial com a cobertura completa do Seminário Internacional de Comemoração dos 30 anos do SUS e dez anos da revista Poli. Você também pode acessar todas as apresentações aqui.
 


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