Busca do site
menu

ENSP recebe João Pedro Stédile nesta quarta-feira (5/9)

ícone facebook
Publicado em:04/09/2018
A conferência de João Pedro Stédile, membro da Direção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), marcará a celebração dos 64 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) nesta quarta-feira (5/9), às 9h, no auditório térreo. O integrante do Conselho Consultivo da ENSP discorrerá sobre os avanços, retrocessos e possíveis caminhos a serem percorridos diante do atual modelo de desenvolvimento e da política de desmonte do Estado brasileiro, caracterizados pelo aprofundamento das ações de austeridade e demolição dos direitos constitucionais conquistados. O evento será transmitido pelo Canal da ENSP no Youtube.

ENSP recebe João Pedro Stédile nesta quarta-feira (5/9)
 
Além de membro do Conselho Consultivo da ENSP, Stédile foi peça fundamental na construção do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, organizado pela Escola, e que fez parte da estratégia de implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), com ativa participação dos movimentos sociais. 
 
“É importante para a ENSP receber uma liderança popular, social, que acompanha a trajetória da instituição e pauta sua atuação na melhoria da saúde das populações do campo, dos mais vulneráveis. Em sua fala, Stédile analisará a atua conjuntura do país, os retrocessos e nos apontará alguns caminhos”, afirmou o diretor Hermano Castro.
 
Agroecologia: A alternativa sustentável
 
A partir das 14 horas, o tema do debate será A Agroecologia: A alternativa sustentável e contará com a presença do agrônomo especialista em desenvolvimento rural, abastecimento e segurança alimentar e nutricional, Silvio Porto, do agrônomo e secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Denis Monteiro. O debate será coordenado pelo vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Marco Menezes.
 
ENSP 64 anos
 
Diante do contexto atual de desmonte do Estado brasileiro, caracterizado pelo aprofundamento da política de austeridade e demolição dos direitos constitucionais conquistados, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, no tempo em que celebra seus 64 anos, empenha-se em discutir, ao longo de toda a semana, alternativas e caminhos para resistir e avançar. Os temas de debates terão como ponto central o enfrentamento de tais desconstruções nos campos da Saúde Pública e da Educação. Encerrando as comemorações do seu aniversário, a ENSP homenageará Marielle Franco, símbolo da luta pelos direitos da sociedade e vítima desses tempos sombrios.

ENSP recebe João Pedro Stédile nesta quarta-feira (5/9)

Seções Relacionadas:
64 anos ENSP

ENSP recebe João Pedro Stédile nesta quarta-feira (5/9)

2 comentários
NATANAEL DOS SANTOS
04/09/2018 22:08
A ENSP sempre voltada para o exercício da plena democracia. Bravo e PT saudações.
NATANAEL DOS SANTOS
04/09/2018 22:07
A ENSP sempre voltada para o exercício da plena democracia. Bravo e PT saudações.