Busca do site
menu

Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional homenageia pesquisador da ENSP

ícone facebook
Publicado em:30/08/2018
Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional homenageia pesquisador da ENSPO pesquisador Paulo Amarante, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), foi agraciado na manhã desta quinta-feira (30/8) com a Medalha de Honra ao Mérito Dr. Fernando Lemos, oferecida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região. Amarante é um dos expoentes do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e milita pela construção de um novo paradigma de assistência psiquiátrica, desmedicalizado, voltado ao desenvolvimento de práticas e políticas culturais no campo da Saúde Mental. Sua atuação destina-se a suscitar a transformação do imaginário social sobre a loucura.
 
A Medalha de Honra ao Mérito leva o nome do doutor Fernando Lemos, profissional que se destacou nas áreas da Saúde e da Educação, sendo um formador e incentivador das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional. Sua história de vida é marcada pela preocupação com o atendimento à saúde da população, a dinâmica do ensino, o conhecimento científico-acadêmico, e, em especial à origem das profissões de Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.
 
Perfil
 
Paulo Amarante é capixaba, natural de Colatina. No Rio de Janeiro especializou-se em psiquiatria e se tornou um dos pioneiros do movimento brasileiro de reforma psiquiátrica. Foi Presidente Nacional do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), do qual é ainda Editor da Revista Saúde em Debate. Foi representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde. É Mestre em Medicina Social, Doutor em Saúde Pública com Estágio de Doutorado em Trieste (ITália) sob supervisão de Franco Rotelli. Fez estágio de Pós-doutorado em Imola (Italia) sob a supervisão de Ernesto Veturini. 

Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional homenageia pesquisador da ENSP

 
É Doutor Honoris causa da Universidade Popular das Madres da Plaza de Mayo. É autor e organizador de vários livros, dentre eles "Teoria e Crítica em Saúde Mental - Textos Selecinados", "Loucos pela vida – A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil", "O Homem e a serpente – Outras histórias para a loucura e a psiquiatria"; "Psiquiatria Social e Reforma Psiquiátrica", "Archivos de Saúde Mental e Atenção Psicossocial" 1 e 2, "Ensaios: subjetividade, Saúde Mental, Sociedade", "Saúde Mental e atenção Psicossocial", "Saúde Mental Formação e Crítica", "Psiquiatria sem Hospício", "Saúde Mentl Políticas e Instituições" dentre outros . Foi Presidente Nacional da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e em 06 de junho de 2015 foi eleito Presidente de Honra da mesma.
 
É Coordenador do Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Abrasco do qual é Vice-Presidente, membro da Diretoria Nacional do CEBES (e novamente Editor da Revista Saúde em Debate) e Professor e Pesquisador Titular e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). 

Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional homenageia pesquisador da ENSP