Cursos ENSP: Emissários Submarinos e Controle do 'Aedes' tem inscrições até 9/8

Publicada em
 
 
 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para os cursos de qualificação e atualização até 9 de agosto nas Plataformas Siga LS e Siga EPS. A seleção é para o curso de qualificação profissional em Controle do Aedes e o curso de atualização em Emissários Submarinos de Esgoto. Confira os editais dos cursos e saiba mais.

Controle do Aedes aegypti no Brasil: teoria, história, obstáculos, novas tecnologias e desafios

Edital
Inscrições

A formação tem por objetivo aprimorar o senso crítico dos profissionais acerca das adequações, limitações e possibilidades dos diferentes métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para o Controle do Aedes aegypti. A iniciativa visa buscar ações factíveis, possíveis e eficazes, em consonância com as diferentes realidades socioambientais brasileiras.

Coordenado pelo pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da ENSP, Eduardo Dias Wemelinger, o curso foi concebido numa perspectiva sócio-histórica, na qual o sujeito constrói o conhecimento a partir de mediações entre os próprios saberes e as novas informações apresentadas, propiciando a melhoria na aplicação de novos conhecimentos em suas práticas profissionais. Desse modo, a metodologia empregada se baseia na dinâmica participativa, reflexiva e dialógica utilizando técnicas audiovisuais, estudo de casos e análise de contextos.

O curso se destina, preferencialmente, a profissionais ou gestores com nível superior ou médio que atendem aos seguintes requisitos, em ordem de prioridade: estejam envolvidos nos serviços do controle do Aedes aegypti na esfera do SUS; gestores ou em cargos de chefia; profissionais que estarão envolvidos em projetos de pesquisas relacionados ao controle do Aedes aegypti, inclusive os projetos acadêmicos de pós-graduação. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis. O curso terá início em 26 de novembro e término em 30 de novembro.

Emissários Submarinos de Esgotos: avaliações de impacto na saúde e meio ambiente

Edital
Inscrições

Oferecido na modalidade presencial, a proposta visa apresentar os sistemas de disposição oceânica como possível alternativa para o destino final de efluentes domésticos em regiões costeiras. Segundo o coordenador Renato Castiglia, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, a formação inclui uma abordagem que engloba diferentes áreas de conhecimento referentes a noções básicas de oceanografia, diluição, dispersão e degradação do efluente em águas costeiras.

O curso oferece 30 vagas, destinadas a profissionais de engenharia, arquitetura e áreas afins. A coordenação adjunta é do pesquisador Marcelo Araújo, também do DSSA. O curso tem como base a integração de tópicos referentes ao tema emissários submarinos de esgotos, ministrado de forma complementar a cursos e disciplinas referentes ao tratamento e sistemas de esgotamento sanitário. A carga horária total é de 30 horas, sendo ministrada em cinco aulas, todas as segundas-feiras, das 9 às 12 e das 13h30 às 16h30.

Nenhum comentário para "Cursos ENSP: Emissários Submarinos e Controle do 'Aedes' tem inscrições até 9/8"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.