Busca do site
menu

Laboratório de Tuberculose da ENSP retoma supervisão técnica aos Lacens

ícone facebook
Publicado em:13/07/2018
Laboratório de Tuberculose da ENSP retoma supervisão técnica aos LacensO Laboratório de Referência Nacional (LRN) de Tuberculose e de Micobacteriose Ângela Maria Werneck do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, retomou a supervisão técnica dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens). A atuação consiste no aprimoramento da qualidade dos Lacens, sobretudo na verificação da execução, leitura e interpretação das técnicas utilizadas para diagnóstico e controle da tuberculose, conforme dispõe a Portaria n° 2.031/GM, de 23 de setembro de 2004
 
O Laboratório do Hélio Fraga/ENSP/Fiocruz foi habilitado como referência nacional pela Portaria SVS/MS Nº 97, de 23 de outubro de 2008. De acordo com a responsável Fátima Martins, a retomada da supervisão reitera a missão do laboratório criado em 1984. 
 
"Além de supervisionar tecnicamente, compete ao LRN prestar assessoria técnica, controlar a qualidade do exames e, caso seja necessário, fornecer insumos estratégicos; tudo visando a garantia da confiabilidade dos resultados dos exames realizados pelos Lacens", detalhou lembrando que a equipe também pode realizar treinamento técnico quando previamente solicitado ou durante a realização da supervisão, caso seja verificada a necessidade do mesmo.
 
Lacen Rio de Janeiro 
 
Em maio, foi realizada supervisão ao setor de tuberculose do Laboratório Central Noel Nutels, no Rio de Janeiro. A atividade contou com presença da responsável pelo setor, Márcia Nunes, e da diretora técnica Shirley Aguiar. A reunião também teve participação da Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Tuberculose do Rio de Janeiro, Ana Alice Pereira, e como equipe de supervisão, as  pesquisadoras Reginalda Ferreira Medeiros, responsável pelo setor de produção de reagentes e meios de cultura, Bianca Porphirio da Costa, responsável pelo setor de diagnóstico bacteriológico, e Fátima Martins.

Laboratório de Tuberculose da ENSP retoma supervisão técnica aos Lacens

Lacen Maranhão
 
No período de 26 a 27 de junho foi realizada a supervisão ao Laboratório Central de Saúde Pública "Instituto Oswaldo Cruz", com presença da responsável pelo setor de tuberculose, Maria Aparecida, das responsáveis pela Biologia Médica e pela Patologia clinica, Letícia Botelho Santos e Lécia Maria Cosme, respectivamente. A coordenadora do PCT do Maranhão, Ana Carolina Almeida, também participou da ação.

Laboratório de Tuberculose da ENSP retoma supervisão técnica aos Lacens

Além do Rio de Janeiro e Maranhão, o LRN tem supervisões programadas para mais três estados no período compreendido entre os meses de agosto a outubro deste ano.  
 
A atuação do LRN tem apoio da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência (CVSLR) da Fiocruz e da Vice-direção de Laboratório e Ambulatório (VDAL) da ENSP. 

Seções Relacionadas:
Assistência Vdal

Nenhum comentário para: Laboratório de Tuberculose da ENSP retoma supervisão técnica aos Lacens