ENSP condena ação policial na Clínica Victor Valla

Publicada em
 
 
 

A violência que acomete o Estado do Rio de Janeiro ocasionou mais um episódio de insegurança aos profissionais, usuários e moradores do território de Manguinhos, onde está localizada a Clínica da Família Victor Valla (CFVV). Na segunda-feira (4/6), após intervenção policial na região com disparos, por volta das 15h, policiais ingressaram na UPA de Manguinhos e na CFVV em busca de um indivíduo supostamente baleado. Armados, entraram nos consultórios perguntando se havia algum paciente ferido por projetil em atendimento. Os profissionais de saúde e pacientes que aguardavam consulta ficaram aterrorizados com a atuação dos policiais nas dependências das unidades.

A CFVV, conforme determina o “acesso seguro” – protocolo da SMS-RJ para situações de risco no entorno –, encerrou os atendimentos logo em seguida. Além de condenar a ação policial, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lembra que esse tipo de situação traz prejuízos imensos ao atendimento e à saúde dos profissionais e da população assistida. Ciente do ocorrido, a Comissão de Direitos Humanos da Alerj se mantém em permantente comunicação com a Direção da ENSP com o intuito de averiguar a situação na comunidade e nos equipamentos de saúde da região. A instituição também ressalta o fato de que, em circunstâncias como essas, as autoridades devem entrar em contato com a gerência da unidade a fim de minimizar potenciais danos e riscos para os profissionais de saúde e à população atendida.
 
Em virtude dos episódios de violência, a Clínica da Família Victor Valla reduziu o horário de atendimento à população – atualmente, das 7h  às 17h. A CFVV possui 20 mil moradores cadastrados e é composta de seis Equipes de Saúde da Família, bem como uma equipe de Consultório na Rua e um Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

Nenhum comentário para "ENSP condena ação policial na Clínica Victor Valla"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.