Busca do site
menu

Seminário debate experiências brasileira e francesa de saúde no trabalho e estratégias sindicais nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/5)

ícone facebook
Publicado em:09/05/2018
Seminário debate experiências brasileira e francesa de saúde no trabalho e estratégias sindicais nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/5)Na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de maio, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoverá o seminário Saúde no trabalho e estratégias sindicais: experiências francesa e brasileira. A atividade, realizada no âmbito da Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, contará com a participação de sociólogos e sindicalista franceses, além de pesquisadores da Fiocruz, para discutir a reestruturação produtiva que afeta o mundo do trabalho desde do final década de 70, trazendo a dessindicalização massiva que afeta todas as centrais sindicais francesas, particularmente a Confederação Geral do Trabalho (CGT). O seminário, aberto aos interessados e sem necessidade de inscrição prévia, é coordenado pela pesquisadora do Cesteh, Simone Oliveira.

Segundo a coordenadora da atividade, o debate abordará a financeirização da economia, a mundialização e o triunfo temporário do capitalismo a partir dos anos 1980, que permitiram ao patronato reforçar a exploração e atacar os direitos sociais. “Uma ofensiva liberal forte contra os direitos dos trabalhadores e do Código do Trabalho. Esse processo leva a intensificação, individualização, quebra dos coletivos de trabalho, reestruturações incessantes dos serviços e organização do trabalho”, detalhou Simone.

O seminário pretende debater ainda sobre as novas formas de penosidade no trabalho, o sofrimento, e a emergência da temática do suicídio. "Aponta-se para a necessidade de um sindicalismo que não abandone os temas do emprego, dos salários, mas que se reaproprie da questão do trabalho em todas as suas dimensões, que também esteja baseado na escuta do sofrimento dos trabalhadores. Lutar para o bem trabalhar, para retornar o sentido ao trabalho", destacou Simone Oliveira. 

Seminário debate experiências brasileira e francesa de saúde no trabalho e estratégias sindicais nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/5)

 



Nenhum comentário para: Seminário debate experiências brasileira e francesa de saúde no trabalho e estratégias sindicais nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/5)