Busca do site
menu

ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificação

ícone facebook
Publicado em:19/04/2018
ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificaçãoA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para três cursos de especialização e um de qualificação profissional. Entre os cursos que seguem com as inscrições abertas estão a especialização em Pneumologia Sanitária, a especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, e a especialização em Saúde do Trabalhador. No âmbito da qualificação profissional, seguem abertas as inscrições para o novo curso 'O nexo da água'.  Todas as informações sobre cada curso e seus editais estão disponíveis na Plataforma Sigals. Confira, a seguir, os cursos de especialização e qualificação disponíveis e seus prazos de inscrição.

Especialização em Pneumologia Sanitária: inscrições até 24 de abril

ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificaçãoCom a oferta de 30 vagas (sendo 25 alunos brasileiros e 5 alunos estrangeiros), a especialização tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde a analisar criticamente, planejar, promover ações, desenvolver vigilância epidemiológica e gerenciar programas de controle, no âmbito da tuberculose. "O curso existe desde 1979 e possui longa tradição na capacitação de profissionais de saúde de todo país. Atuamos em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde visando a mudança de paradigma em relação à tuberculose”, afirmou o coordenador Jesus Ramos. O curso constitui-se de cinco Unidades de Aprendizagens (UA), que abordam as medidas de controle em pneumologia sanitária; a vigilância epidemiológica da doença; a administração e gestão de Programas de Controle da Tuberculose e a elaboração do trabalho científico.

Leia o edital completo aqui.

Especialização em Saúde do Trabalhador: inscrições até 30 de abril

ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificaçãoO curso objetiva qualificar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a incorporar as relações entre Produção, Ambiente e Saúde às práticas de saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental. Ao todo 300 vagas estão disponíveis para profissionais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e para profissionais responsáveis pela coordenação de Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo. O curso possui carga horária total de 558 horas, sendo 104 horas de aulas presenciais, 374 horas de aulas à distância e 80 horas para a elaboração do TCC. A coordenação do curso é das pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Rita Mattos e Karla Costa.

Acesse o edital e saiba mais sobre o curso.

Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial: inscrições até 7 de maio

ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificaçãoA formação oferece um espaço dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo da área especifica do curso. As inovações no campo da saúde mental trazem novas exigências para o profissional referentes ao cuidado dos usuários, aos serviços e à organização dos mesmos. Nesse sentido, é indispensável uma formação que traga um mínimo de recorte do campo da saúde pública/saúde coletiva que possam formar profissionais dessa área, bem como uma formação teórica, prática e ética mais consistente e articulada no campo da Saúde Mental. Dentro dessa perspectiva, o curso busca proporcionar informações ao aluno para que ele efetue uma análise histórica e crítica da constituição dos saberes e práticas psiquiátricas.

Leia aqui o edital.

Qualificação Profissional O Nexo da Água: inscrições até 10 de maio

ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificaçãoDesenvolvido no bojo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Saúde, o curso tem o propósito de oferecer subsídios técnicos aos profissionais que atuam na gestão de águas para discutir e analisar as relações de sinergia positiva e negativa e trade-off entre os principais setores que demandam água - consumo humano e saúde, produção de energia e produção de alimentos. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas. O curso O nexo da água é coordenado pelo pesquisador Tatsuo Shubo. O curso tem caráter presencial e é focado em diálogos estruturados e dinâmicas de construção coletiva de propostas, visando à formação e a geração de conhecimento e o desenvolvimento de competências capazes de contextualizar um fato aparentemente isolado através de um fio condutor, no caso, o Nexo da Água.

Veja o edital do curso aqui.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP segue com inscrições abertas para cursos de especialização e qualificação