Busca do site
menu

Dia Mundial da Saúde 2018: por um sistema universal, integral e público de saúde

ícone facebook
Publicado em:09/04/2018
Dia Mundial da Saúde 2018: por um sistema universal, integral e público de saúdeEm 7 de abril de 2018, Dia Mundial da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra seu 70º aniversário dedicando-se a um de seus princípios estruturais: a saúde universal. "O gozo do mais alto padrão de saúde possível é um dos direitos fundamentais de qualquer ser humano, sem distinção de raça, religião, crença política, condição econômica ou social", diz a entidade sobre o tema deste ano. Saúde universal é a garantia que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer tipo de discriminação e sem sofrerem dificuldades financeiras. Abrange toda a gama de serviços, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos, que devem ser de qualidade, integrais, seguros, eficazes e acessíveis a todos. (Nota da redação: No Brasil, o termo "cobertura universal de saúde" foi substituído por "saúde universal".)
 
Na opinião da pesquisadora Isabela Soares Santos, a posição da Escola Nacional de Saúde Pública é por uma saúde universal integral, com a mesma condição para todos. “A discussão que permeia a ENSP e envolve outros especialistas do movimento da reforma sanitária é de um sistema público eficiente, que requer a mesma condição de saúde para toda população, um mesmo direito e que haja integração em todos os níveis de atenção. Um sistema universal deve estar baseado num direito universal, com uma atenção integral e, principalmente, público. Investir na saúde pública não é somente uma questão de dignidade, mas também ativa o desenvolvimento do país”, admitiu.
 
Para a pesquisadora Ligia Giovanella, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, o tema em 2018 acentua a necessidade de fortalecimento do SUS, ainda mais na atual conjuntura política do país. “Nesse momento crítico da política brasileira, em que o SUS se encontra sob constante ameaça, é crucial reafirmar o princípio da universalidade. Admitir a necessidade de consolidação de um sistema público, universal e de qualidade é a única maneira para avançarmos na garantia do direito humano à saúde e no acesso universal ao serviço de saúde. A ENSP, em toda sua trajetória, exerce papel fundamental na defesa da constituição de um sistema universal de saude no país”, afirmou.

Dia Mundial da Saúde 2018: por um sistema universal, integral e público de saúde
 
40º aniversário da Declaração de Alma-Ata
 
Neste ano, as Américas marcam o 40º aniversário da Declaração de Alma-Ata. Embora grandes avanços tenham sido alcançados na saúde, a região continua a ser uma das mais desiguais. Em resposta a isso, um movimento coletivo de transparência, responsabilidade e advocacy evoluiu em um impulso para a saúde universal. O Dia Mundial da Saúde de 2018 também será um dia de advocacy para apoiar este movimento.  
 
Uma boa saúde é a coisa mais preciosa que a pessoa pode ter”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Quando estão saudáveis, as pessoas podem aprender, trabalhar e sustentar a si mesmas e suas famílias. Quando estão doentes, nada mais importa. Famílias e comunidades ficam para trás. É por isso que a OMS está comprometida em garantir uma boa saúde para todas e todos.” Com 194 Estados Membros em seis regiões, trabalhando em mais de 150 escritórios, a equipe da OMS está unida em um esforço compartilhado para melhorar a saúde de todas as pessoas, em todos os lugares – e alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de garantir “vidas saudáveis e promover o bem-estar para pessoas de todas as idades ”.  
 
Com informações do outraspalavras.net/outrasaude/

Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Dia Mundial da Saúde 2018: por um sistema universal, integral e público de saúde