Busca do site
menu

Edição de março da revista 'Ciência e Saúde Coletiva' está disponível on-line

ícone facebook
Publicado em:27/03/2018
Edição de março da revista 'Ciência e Saúde Coletiva' está disponível on-lineNa edição de março da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol. 23 n.3), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), os editores-chefe Maria Cecília de Souza Minayo e Romeu Gomes  apresentam uma revisão interna do ano de 2017 aos colaboradores da publicação. A conclusão a ser tirada é que mesmo em um ano tão difícil e cheio de pessimismo, a Ciência & Saúde Coletiva superou todas as expectativas e pode ser considerada vitoriosa (...), contribuindo para o progresso da ciência e para a implementação do SUS.” O ponto mais relevante, segundo os editores, é o conteúdo: 3.331 originais foram recebidos; 389 foram aprovados (13,1%), 1.767 foram rejeitados (66,5%) e o restante ainda está sendo avaliado. Foram publicados 368 textos, dos quais 77% foram traduzidos para o inglês; se somarmos os artigos em espanhol, esse percentual subirá para 86%. O ano também contou com a colaboração de 93 pesquisadores de outros países. Oito das edições temáticas foram baseadas em uma chamada pública de artigos; três a convite dos autores, e um composto de artigos de interesse geral, organizados pelos editores-chefes. E ainda, duas inovações aconteceram na revista: a primeira é uma edição temática simultaneamente em português, espanhol e inglês; a segunda é a incorporação de artigos de áudio sobre o tema da deficiência, além da tradução em inglês.
 
Outro destaque vai para o redesenho total do site da Revista, alterando não só a imagem, mas também a funcionalidade, e proporcionando uma plataforma para a publicação de notícias e informações relevantes relacionadas à revista, à comunicação científica. e aos eventos encenados na área. Naturalmente, Ciência & Saúde Coletiva abraçou a era digital e está em redes sociais com perfis no Facebook e Twitter, além de press releases mensais no Blog Scielo.
 
Entre os diversos artigos da edição de março sobre questões de saúde segundo o ciclo de vida, a começar pela gravidez, amamentação, até problemas que afetam mais as pessoas idosas como pressão alta, diabetes, e enfermidades osteomusculares, está Evolução e associação do IMC entre variáveis sociodemográficas e de condições de vida em idosos do Brasil: 2002/03-2008/09, dos pesquisadores Vladimir Schuindt da Silva, do Instituto Federal Catarinense; Israel Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Diego Augusto Santos Silva e Aline Rodrigues Barbosa, da Universidade Federal de Santa Catarina; e Maria de Jesus Mendes da Fonseca, da ENSP. O objetivo do artigo foi descrever a evolução de curto prazo do índice de massa corporal (IMC) e analisar a associação entre este e variáveis sociodemográficas e de percepção familiar sobre a suficiência e o tipo dos alimentos consumidos em idosos brasileiros de ambos os sexos. Utilizaram-se dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2002/03 e em 2008/09. As prevalências de sobrepeso e obesidade aumentaram, e as de peso adequado e baixo peso diminuíram. Utilizaram-se modelos de regressão multinomial para 2008/09, a fim de analisar a associação entre o IMC e as características sociodemográficas e de percepção familiar sobre a suficiência e o tipo dos alimentos consumidos. Renda e idade se apresentaram mais associadas ao IMC. Sugere-se medidas de prevenção e monitoramento de saúde e nutrição por meio de políticas públicas, considerando a multifatorialidade do excesso de peso em idosos brasileiros.
 
Para acessar todos os artigos da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol. 23 n. 3), clique aqui

Fonte: Ciência e Saúde Coletiva
Seções Relacionadas:
Artigos Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Edição de março da revista 'Ciência e Saúde Coletiva' está disponível on-line